sábado, 22 de junho de 2024

Longão e volta ao bairro Leaside-Bennington

Depois de uma semana meio caótica, chegou o dia do longão, o primeiro da nova planilha. Eu decidi fazer o longão junto com a volta a um bairro perto de casa, pois o contorno do bairro é longo e pelos meus cálculos era o suficiente para completar o longo. 

Saí por volta das 5 da manhã, quando o dia já estava clareando, um pouco mais tarde que o normal porque o contorno do bairro tem bastante trilhas que não dá para fazer a noite. Com a previsão de tempo nublado, sem sol, e temperatura de 20 graus, as condições estavam ideais. 

O treino começou bem, mas estava sentindo ainda as pernas cansadas, talvez da corrida na quinta, mas em general parece que eu tenho que prestar mais atenção no descanso do que em outros tempos. O Gamin marcou o primeiro km, de aquecimento, a menos de 5min/km, provavelmente por causa dos prédios e do caminho torto que ele pensou que eu fiz. O segundo km a 5:15/km deve estar correto e deve ter sido um pouco mais rápido que o primeiro km. No terceiro km, é a lap 4, eu estava chegando na Bay, e me sentindo melhor, rodando mais ou menos no mesmo ritmo que era bastante bom. Daí subi a Bay, passei pela Eglinton com semáforo a favor e muito pouco carro, e pouco depois da subida que tem alí eu virei à direita em direção ao parque. Estava em uma área que conhecia bem, e correndo tranquilo, com os km 6 e 7 (laps 7 e 8) mais rápido, talvez também por causa de descidas.

Entrnado no Sunnybrook parque eu me achava em território mais conhecido, e bem vazio por ser muito cedo. O oontorno do bairro acompanha um riozinho, que nem é muito pequeno, mas não achei o nome. Alguns carros vinham no sentido contrário, provavelmente gente chegando no parque, mas não vi ninguém correndo ou andando. Logo estava na saída para a Leslie, uma subida que me deixou um pouco cansado, mas depois me recuperei correndo na Leslie até a Eglinton, meio descida e correndo no meio da rua com asfalto perfeito.

Nas minhas corrida por esse parque muito raramente pegava a saída para a Leslie, e ao invés disso seguia as trilhas que me levaria para o lugar onde eu queria ir na trilha que acompanha o Don River, mas agora tinha que sair da trilha para fazer o contorno do bairro. 
Subindo na calçada peto da Eglinton, que tinha mais carro, mas ainda assim bem pouco, eu tive dificuldade de enxergar o chão por causa da calçada clara de cimento, e larga. Diminui um pouco o ritmo e coloque os óculos escuros. Peguei a Eglinton rumo a Oeste e comecei a pensar em atravessar para o lado Sul da Eglinton que ali era muito larga e parecia ter os trilhos de trem novos no meio. Resolvi esperar. Veio uma subida e lá em cima uma rua larga saía para à direita e eu fiquei em dúvida se era a Laird, que conheço bem mas fazia tempo que não passava por ali. Eu andei evitando mutio a Eglinton por causa da interminável construção da linha de trem, e que agora parece estar quase no final. Agora também parece que a Eglinton está amigável a corredores, dado que parece que as construções acabaram. Talvez eu possa parar de evitá-la. Enfim, o meu instinto dizia que ali não era a avenida Laird, pela distância até a Leslie, mas a dúvida foi suficiente para eu dar uma paradinha  exatamente atras do ônibus que ia saindo. Os dois passageiros que desceram começaram atravessar a Eglinto e eu fui com eles. Foi ali, do outro lado que decidi que não era a Laird, e segui à Oeste na Eglinto até o verdadeira Laird, que era a próxima avenida larga. Quando cheguei nela não a reconheci bem, mas estava decidido que não podia ser mais a Oeste e virei nela, indo para o Sul. Logo tive confirmação que estava na rua correta pois chegui na Best Buy e reconheci o prédio.

Não tinha corrido muito na Laird e o Garmin apitou dizendo que haviam passados 50 minutos mais 5 de aqiecimento e que se eu quisesse podia parar, ou continuar mais 30 minutos opicionais. Uns 10,5km tinham passado e eu não pensei muito em continuar afinal estava dando a volta no bairro. O ritmo ainda estava bom, pouco mais rápido que 5:20/km, com 5:22/km sendo o ritmo máximo indicado pela planilha. Oúltimo km tinha sido nos 5:40 por causa da paradinha e da indecisão na rua anterior onde tinha pensado que era a Laird. Enfim, estava bem, mas não tão bem, sentia as pernas cansadas, embora não o suficiente para pensar em terminar o treino.

Mais para frente um ciclista me passa e fala algo que não entendi. Ele passa perto de mim e vai na contramão, o que me faz pensar que talvez ele esteja com planos não muito amigáveis, dado a hora e ninguém na rua.  Logo vem uma ponte e ele passa embaixo da ponte indo bem no meio da rua, na contramão, num lugar que dado os pilares da ponte não tinha como ele passar do outro lado. Ali tambémé uma curva e eu escuto que um carro vem vindo, o ciclista embaixo da ponte no meio da rua, uns 50m na minha frente, começa a gritar. Não vi direito, mas acabou dando tempo de chegar no final da ponte antes do carro e ele foi para o outro lado. Eu não enxergo muito mais minha impressão é que a situação foi de perigo muito real e que o ciclista começou a gritar para avisar o carro que ele estava ali, pois devido a curva eu acho que o carro não veria ele até estar bem perto. Enfim, continuei.

Veio a ponte sobre o Don River que é bem alta e lá no final dela um ciclista me passa e diz que eu estava bem rápido. Eu imaginei que fosse o mesmo ciclista que tinha me passado uns 2km atrás e quase foi atropelado, mas não deu para ter certeza. Para ser o mesmo ele teria que ter parado ou dado alguma volta. Logo depois da ponte tinha tava tudo interditado por causa de reforma da rua eu acho, mas dapara para ir correndo ma calçada e logo entrei à direita. Era a lap 15 e redei para 5:04, e depois na lap 16, que voi a volta a trilha, dessa vez a do Don River, e tinha muita descida, eu rodei para 4:55. 

Da trilha do Don River para a ciclovia na beira da Bayview, indo para o Brickworks Farmer Market, que eu diria ser o lugar no bairro que tem mais relevãncia para mim. Fui muitas vezes no farmer market, que lembra os verãoes, muitas frutas e vegetais teoricamente produzido em fazendas locais e geralmente com preços mais salgados. Mesmo assim foram muitas as vezes que frequentei o mercado, e o lago que tem ali perto, com trilhas, lugar legal para passear e correr. O mercado é interessante também por ficar meio no 'mato', tipo, não tem mais nada ali, só o parque mesmo, e ele fica no meio Para chegar no mercado eu atravessei a Bayview depois de uma paradinha, mas logo peguei a trilha do outro lado. Pela trilha rumei ao Norte, agora perto do final e praticamente só subida até o cemitério Mont Pleasant. Logo o Garmin apitou final do treino, e 5 minutos depois final do desaquecimento. Mas continuei dado que não tinha terminado a volta ao bairro, por mais pouco mais de 1km. Essa parte final foi difícil pelas subidas e particularmente no final a subida era bastante íngreme. Eu tentei não diminir o ritmo mas não deu e o km depois do final do treino foi para 5:46 na lap 20 ecom mais 350 metros eu terminei o contorno do bairro, de volta ao cemitério Mont Pleasant. 

Parei logo depois de terminar o contorno, bem cansado por ter tentado manter o ritmo na subida, e também nao estava no dia perfeito, como se diz. Andei dali até o mercado perto de casa, onde comprei uma melancia para repor a água que tinha perdido que era bastante. A melancia estava muito boa!

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...