sábado, 15 de junho de 2024

Corrida Under Armour 10K

 Hoje tivemos a corrida Under Armour 10K, que aconteceu na avenida Lakeshore, sempre seguindo o lago e sempre plana.  Under Armour é uma marca Americana de artigos esportivos que acho que não tem no Brasil. Ela parece ter uma boa fama por aqui, mas eu pessoalmente nunca comprei seus artigos. Essa corrida sempre se chamou Waterfront 10K, desde 2012, quando eu já não ia em corridas mais. Antes de 2012 tinha a Harry's Spring Run Off que o nome é familiar, mas eu nunca fui e não sei se é a mesma corrida com outro patrocinador. Enfim, é uma corrida nova para mim, mas não nova para Toronto. E essa foi a razão pela qual me inscrevi.

Ela coincidiu com o final do treino do Garmin para meia maratona, que começou depois da meia de Portugual, no final de Março, e quando ainda havia uma possibilidade de ir para a meia de Manitoba, em Winnipeg, mas que acabei desistindo. A meida de Manitoba é amanhã, e eu tinha escolhido um plano de treino para ela. Mas parte é porque o Garmin exige que você escolha uma corrida alvo, ou crie uma, pois eu também nunca estime tão entusiasmado em ir para Winnipeg.

Enfim, cheguei no final do treino bem, não sei se preparado para uma meia, mas depois de uns dias que me senti cansado estava conseguindo fazer os treinos bem, e gostando dos longos em particular. Segundo o Garmin eu quebrei o recorde dos 5km pos-Garmin na semana passada, rodando apra 21:15, 4:15/km, no dia 5 de Junho, num treino Tempo Run. Estava pensando em não rodar forte na corrida por causa dos recentes resultados de pesquisas que parece indicarem que isso não tem benefício para saúde, e ao invés focar nos treinos, incluindo treinos de intensidade, mas só treinos. Por um lado exercícios intensos parece aumentar o VO2, o que é associado com bastante benefício, mas o treino intenso longo não. Sei lá, é mais ou menos minha interpretação.

Fomo de bicicleta eu e a Lika, e foi uma pedalada agradável até a Exhibition Place, onde tivemos também a sorte de achar vaga para as bicicletas nas estações, mas tinha muito pouca vagas. Chegamos lá com tempo para ir tranquilo até a largada, mas não muito mais que isso. O dia estava claro, 16 graus, muito sol há às 7 da manhã, com largada às 7:30. Eu estava tranquilo, sem estratégia para a corrida, ali do lado do curral vermelho, conversando com a Lika. Estávamos bem na frente e o marcador de ritmo dos 40 minutos estava na nossa frente, se alongando, conversando com outro corredor, segurando sua placa. A Lika notou que um pouco atrás estava o marcador dos 45 minutos. Pensei que poderia tentar seguí-lo, oq ue seria interessante, coisa que nunca fiz. 

Faltando 10 minutos entrein no curral e fui one a Lika estava, que era bem na frente de todo mundo. O curral vermilho era o primeiro e os corredores dali pareciam elite. Disse a ela que seria melhor ficar um pouco mais atrás, e nos retiramos 10 metros. A Lika logo me deixou e eu fui para o meio da rua, perto do marcador dos 45 minutos. Correr a 4:30 por km seria forte para mim, seria bem satisfatório, e a ideia de não ir forte na corrida já tinha ido por água abaixo. Tinha muita gente e uma previsão que me deixou desanimado e que provaria correta passou pela minha cabeça: não tínhamos combinado ponto de encontro, e se a gente não se encontrasse no final, como havia acontecido algumas vezes? Não tão ruim por estar em Toronto, mas não só seria extremamente inconveniente mas também eu tinha deixado tudo com a Lika e carregava apenas 20 dólares no boné...

A largada foi data e eu tentei não perder de vista os marcadores de 45 minutos, mas tinha muita gente e o meu fraco é exatamente não perder gente de vista. Eu já não os achava (tinha 2) logo depois de passar a faixa de largada. Parte porque eu também não larguei tão perto deles. Durante a corrida toda eu sentia que estava num ritmo compatível com 45 minutos e imaginava que poderia alcançá-los, mas não aconteceu. Eu também não olhei o relógio e não sabia o ritmo que estava com precisão, dado que naquelas condições de muito sol eu não conseguiria ver de qualquer forma, e estava sempre presenando muita atenção nas pessoas ao meu lado e a frente.

E o ponto impressionante que se destacou nessa corrida foi como fui consistente, e imaginava que estava sendo. Acabei rodando por volta dos 4:30 por km o tempo todo, mas realmente muito perto desse ritmo sempre, como se pode ver nas parciais do Garmin.  O Garmin marcou quase 100 metros a mais, e isso basicamente foi a razão que o ritmo médio ficou um pocuo acima dos 4:30/km. Na tablea abaixo o lap 11 foi o que passou dos 10km e o 12 eu não entendo, eu acho que o cronômetro continuou marcando por mais uns 120m enquando eu andava, por alguma razão, dado eu achava que tinha parado ele na chegada. Notando que ele não tava pedidndo se eu queria gravar, eu apertei um botão e acho que foi aí, 120m depois que eleparou.

O ritmo estava bom, e eu me sentia bem durante a prova toda, mas também cansado, sentindo que tava bem rápido e não devia acelerar. No penultimo km o ritmo caiu um pouco, apesar de bem pouco. Faz sentido, e eu acho que foi meio psicológico. Foi o km logo depois de passar pela chagada vendo ela do outro lado da rua, e continuar correndo, agaora em direção oposto à chegada, indo para longe dela. Eu sabia que esse era o percurso, mas queria terminar. Depois para piorar eu pensava que o retorno seria na entrada do Exhibition place, quando voltaríamos para o km final, uma virada de 180 graus. Só que não foi, continuamos correndo e tudo que eu queria era virar e voltar e terminar. Mas tudo bem, depois no último km eu consegui correr bem, o melho rkm, por 1 segundo, dado que todos os km foram ali por volta dos 4:30/km. O tempo oficial for 45:32, com média de 4:33/km, que considerei muito bom, acima do esperado.
Depois da chegada estava mais preocupado em achar a Lika, ou que ela me achasse, do que com o meu tempo ou qualquer coisa. Andei bem devagar, e peguei bastante água e isotônico, e continuei andando devagar. Havia muita gente, e o sol estava ficando quente. Parei por vezes, com poucas esperanças que ela me acharia, se não tinhamos nos encontrado até então. Parei numa sombra, continuei, passei pela área de comida, parei depois dela, comi, fiquei por ali, tentei sair do sol, andei para lá e para cá, por vezes fui para a sombra, voltei para o sol, nada...Pensei que teria que tentar ligar para ela, e pedi para vários indivíduos da organização para ligarem, expliquei a situação mas eles não me ajudaram embora tivessem celular. Eles diziam que eu tinha que ir para a tenda tal e tal e pedir lá, so que eu não via a tenda, não achava... Até que por conincidência, eu acho, trombei com uma tenda que tava escrito "help desk". Ajuda era o que eu precisava, tentei explicar a situação denovo. Imediatamente a moça que estava na tenda ligou e deu certo, marquei de encontrar a Lika numa estação de bicicleta, ela já caminhando em direçãoa o ponto de ônibus tinha desistido de me achar. 
Fica uma situação bem inconveniente, dado que o problema não é ir embora, mas não saber onde o outro está, se está esperando ou não. Eu passei pelas tendas de comida novamente e peguei iogurte, banana, barrinha de fruta, barrinha de cereal, água... e fui embora. Nos encontramos na estação de bicicleta depois de um outro breve desencontro dado que estamos esperando em estações diferentes...Enfim, foi meio cansativo e desanimador, mas deu tudo certo. A solução é simples, fazer o que sempre tinhamos feito, marcar um ponto de encontro para o caso de não se encontrar depois da chegada.

Foi isso. O que falta no treino agora é a meia maratona alvo, a meia de Winnipeg. Eu queria correr uma meia, talvez amanhã, talvez depois de amanhã, só para completar o plano, correr na boa, vamos ver, talvez outra volta em outro bairro. Daí começar outro plano de treino para a meia de Chicago...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...