sábado, 8 de junho de 2024

Longo + Progression Run + Volta ao bairro Caledonia-Fairbank

 Sabadão. O longo foi misturado com um progression run, onde deois de 1h15m tinha 10m de ritmo rápido e mais 5m de ritmo mais rápido ainda. E eu resolvi fazer o longo mais palatável adicionando uma volta mais um bairro. Tinha escolhido um bairro pequeno, dado que da última vez que teve esse tipo de treino não tinha dado tempo de contornar o bairro. Então a ideia era contornar o bairro e ir para a pista do parque que fica na Caledonia com a St Clair para terminar a parte mais rápida.

Quando acordei não estava me sentindo totalmente inteiro e queria voltar para a cama, mas decidir ir. Hoje no treino eu estava pensando que sempre que isso acontece, no final do treino eu sempre acho que foi correta a decisão de treinar ao invés de voltar para a cama. Hoje não foi diferente. 
Comecei por volta das 4h45m da manhã, com o dia ainda escuro mas já clareando, eu estava saindo um pouco mais tarde do que queria. Resolvi não fazer muita hora e ir direto para o bairro, e se depois da volta eu acabasse tendo que rodar bastante na pista por chegar lá muito cedo, isso era melhor do que o sol me pegar no meio do caminho. A sorte é que o tempo prometia estar nublado. A temperatura estava por volta dos 14 graus e eu resolvi ir só de camiseta. No começo estava frio mas logo estava tranquilo.

Comecei rodando por volta dos 5:20/km, um pouco decipcionado que não estava realmente rápido. 5:20 era o limite mais rápido do ritmo definido pelo Garmin,e ntão nesse sentido estava bom, mas eu ficava lembrando dos longos anteriores quando eu estava mais rápido. A semana tinha sido meio cansative e em particular, eu tinha treinado no dia anterior, ainda que um treino leve de 40 minutos, que tentei manter bem leve. Na terça feira acordei tarde e não treinei, o que resultou nesse treino na sexta, ao invés do descanço. Coloquei o treino leve da quarta para sexta e o treino da terça para quarta. Enfim, acho que foi isso, não estava totalmente descansado. 
Rumei direto para o bairro e cheguei lá com mais ou menos 5 km, um pouco depois da lap 5. Me sentia bem, o ritmo estava bastante estável, e eu não me preocupava muito que terminaria o contorno. O dia já clareava, e indo para o Norte na face Leste eu peguei um pouco de subida na avenida Duferin, que não tam nada de plana. Na Eglinton virei à esquerda para fazer a face Norte. Senti que o dia estava muito claro, e depois de um obstáculo na calçada que me fez parar eu resolvi colocar os óculos escuros. Eles tinha interditado a calçada, porque eles tinham por alguma razão removido a calçada e só tinha um buraco, mas não fundo. Era um caso raro onde não tinha onde andar a não ser na rua, e não tinha proteção para pedestres. Eu fiquei um pouco confuso, parei, fui para a rua, continuei. O pedaço interditado não era muito longo, mas encontrei mais uns 5 ou 6 ali na face Norte, na avenida Eglinton. 
Passei pelo cemitário e virei à esquerda novamente na Caledonia, meio suspeito que tinha virado na rua errada porque tinha bastante carro para aquela hora, mas era uma rua estreita, e eu não consigo ver nome de rua. Não coneço aquela área terrivelmente bem, mas estava correto (só tive certeza quando cheguei na Rogers, no final da face Oeste) e continuei indo ao sul para fazer a face Oeste. Peguei a avenida Rogers à esquerda denovo e logo fechei o quadrado na Duferin, e o bairro estava pronto. 

Antes de contornar o bairro, coloquei o Garmin para só mostrar o tempo, e notei que ainda teria uns 20 minutos, pouco mais, após terminar o bairro e antes do ritmo mais forte que começaria às 1h15m de treino. Resolvi que voltaria para casa ao invés de ir para a pista da Caledônia com a St Clair que ficava a pouco mias de 2km. Voltar para casa era mais longe, uns 4km e eu sabia que o tempo seria justo. Mas fui. Acabei descendo até a St Clair e rumando a Oeste nela até a Vaughan, quando não tive certeza se o semáforo estava verdde para mim, e se sim, se daria tempo atravessar. Uns carros estavam parado na Vaughan indo para o Sul, pronto para sairem quando ficasse verde, e ao invés de atravessar na frente deles eu entrei na Vaughan indo para o Norte. Estava em território super conhecido, e decidi continuar inod para o Norte ao inves de cruzar a Vaughan e voltar para a St Clair, porque assim eu voltava para casa em ruas residenciais. Mas ao custo do percurso mais longo. 

E assim foi, terminei a parte leve do treino pouco depois da Spadina, indo para o Leste na rua Heath, em território super conhecido, mas não em lugares onde costumo correr rápido. Mas estava bem cedo, pouco carro, ruas só para mim, acelerei sempre correndo no meio da rua. Rumei para o quarteirão onde costumo dar infinitas voltas nos meus treinos, mas tentando comer um pouco de kms antes de chegar lá, iso é, não pegando o caminho mais curto. 

Estava me sentindo bem, e rodei os dois primeiro kms por volta dos 4:30/km, dentro do esperado. Mas no final dos 10 minutos e não estava tão inteiro mais. Ainda assim acelerei para os 5 minutos finais e consegui a duras penas rodar o primeiro km para 4:10 (lap 19), com o treino rápido terminando logo depois. Estava só o pó, mas ainda rodei os 5 minutos de desaquecimento para 5:02, tentando segurar um ritmo forte ao mesmo tempo que tentava descansar, ou seja, não foi o mais rápido possível. 

No final das contas o treino foi muito bom, completei pouco mais de 18km com ritmo médio perto de 5:10, e mais importante, consegui fazer bem a parte mais forte no final. Ou talvez o mais important foi que contornei o bairro.
Sobre o bairro? Vixe, não tem muito. O bairro é meio longe, mas com contorno que não é novo. Principalmente a parte da Duferin e da Eglinton (Leste e Norte) são trechos que passei correndo muitas vezes. Na Caledonia e Rogers menos, mas também já tinha passado várias vezes. O bairro é relativamente menor que os outros, e um quadrado quase perfeito, e não inclui nada que se destaque para o meu contexto no Canada. Talvez o cemitário Prospect que tem metade de seu território dentro do bairro, seja o que mais se destaca, ainda assim não é um cemitário que tenha visitado muito (entre algumas vezes correndo, e uma vez para uma bike tag). Mas pronto, agora o bairro pode se considerar contornado!

Mais duas semanas de treino na planilha do Garmin, então esta semana ele vai começar a colocar treinos mais leves, o que acho uma boa idéia.

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...