sábado, 1 de junho de 2024

Longão + Volta ao bairro Kingsway South

Outro sábado, outro longo. O Garmin colocou um treino de 2 horas para hoje, depois de uma semana de treinos um pouco difíceis, com goal pace run na terça e progression run na quinta. Assim, ontem, sexta, eu descansei.

Na terça o  goal pace run, em ritmo por volta de 4:40, era de 30 minutos, com mais 20 minutos opcionais. Eu me sentia cansado no começo e o goal pace foi difícil nos primeiros kms. No final eu já estava rápido, rodando mais forte do que o goal pace, mas quando deu 30 minutos eu me sentia cansado e resolvi parar.

Na quinta o progression run era para correr 30 minutos leve, depois 10 minutos sub 4:20, e denovo eu não me snetia nas melhores condições, mas fiz o que pude, e os dois primeiro km da fase rápida foram para 4:22, depois diminui um pouco para completar os 10 minutos. Foi difícil mas acho que foi bom.

Ontem resolvi descansar. Os treinos não tem sido bom, até nos leves eu tenho me sentido cansado. Esta pensando que depois da meia de Toronto (há 4 semanas) as coisas degringolaram, parece que nunca consegui descansar direito, apesar dos 10km uma semana depois terem sido bom.

Hoje era longão de 2h. Eu tinha planejado acordar cedo e preparar uma volta ao bairro. Geralmente eu olho no mapa e decoro o contorno do bairro par anão me perder, pois já tenho bastante dificuldade de ler nome de ruas apesar de serem bem visíveis. Mas acabei acordando meio tarde. Já tinha idéia do bairro que combinava bem com um longão de 2h, e fui no mapa dar uma olhada. O contorno do Kingsway Sourth é fácil, e eu conheço bem. A face Norte eu fiz várias vez em tempos passados, correndo até a estação Islington do metrô. A face Sul é na Bloor e eu também conheço bem de outros treinos. A face Leste é o contorno do baiorr que fiz hà duas semanas, trilha do Humber River que também é familiar. Interessante que a face Oeste (na verdade é meio que Sudoeste, o bairro é meio torto...) eu nunca tinha feito, que eu me lembre. Eu sempre ia pela Dundas e descia pela Islington até a estação do metrô, mas o contorno do bairro é por uma trilha que se me lembro bem, era fechada. Ali tem um córrego chamado Mimico Creek, mas é um córrego meio grande. Parece que há trilhas em partes dele, mas eu não tenho familiaridade com o córrego, ou com aquela região, que já está próxima do limite Oeste de Toronto. Digo, eu conhecia onde ele desagua no lago Ontario, onde passei várias vezes, seguindo a trilha que acompanha a margem do lago. Então basicamente era só essa face Sudoeste que eu tive que decorar no mapa, olhar bem a trilha para não me perder lá.

Era para sair por volta das 4h30m, mas eu acabei saindo quase 5 da manhã. O dia já está praticamente clareando e eu já saí com os óculos escuros. O canal do tempo prometia céu limpo e eu sabia que o sol nasceria antes de eu terminar, o que me deixava apreensivo, e me fez ir direto para o contorno do bairro, para fazê-lo o mais rápido possível. A idéia era depois do contorno voltar par acasa para completar as duas horas, mas ia depender do sol. Plano B era rodar aleatoriamente, plano C era achar um quarteirão residencial e ficar dando volta nele. Plano D era simplesmente parar, dado que a volta no bairro já seria considerada um longo. Tudo ia depender do sol, do quanto me sentiria confortável correndo nas calçadas, atravessando ruas...

Eu também tinha me inscrito para uma corrida de 5km hoje. Uma corrida bem pequena, beneficiente, arrecadando fundos para a instituição que ajuda mulheres com endometriose. Foi no Sunnybrook Park, e pensei várias vezes em jogar o longo para amanhã e fazer a corrida hoje. Mas acabei decidindo que não, que eu poderia fazer os 5km depois do longo, mas só se a Lika fosse também. Acabou que ela não estava afim e eu não fui na corrida, mas daria para ter ido. O esquema é que a corrida começava quase meio dia, num dia com muito sol, e é estressante para eu correr com sol, também para chegar até o local da corrida de bicicleta. Lembrei da Spring Run Off, que também foi com sol, e foi mais ou menos sofrida. Perdi bastante o ânimo e não fui.

Ali no começo do longo não me sentia 100%, mas indo pela St Clair, chegando na Bathurst eu já tinha me aquecido e sentia que dava para fazer o longo. Cheguei no começo do contorno do bairro com uns 9km e já me sentia bastante okay. O ritmo estava bom, um pouco mais forte do que o ritmo colocado como leve pelo Garmin, que ficava apitando toda hora dizendo que eu estava muito rápido. Uma coisa legal é que eu consigo correr fácil nesse ritmo mais forte que o leve do Garmin, enquando que em Janeiro eu lembro que isso não era fácil.

O começo do contorno do bairro foi na Dundas com a trilha que acompanha o Rio Humber. A trilha lá embaixo, perto do rio, e a Dundas é uma grande avenida que passa sobre uma ponte alta. Depois de pasaar a ponte, indo para o Oeste, vem uma boa subida até outra ponte sobre a Royal York e sobre a estrada de ferro, essa por volta do km 10,5. Sempre achei essa ponte interessante, pois ela é meia que um arco, fazendo a subida do morro natural ficar ainda mais longo e terminar no topo da ponte. Lá embaixo você vê a avenida Royal York, e, logo depois, a ferrovia que está num nível mais alto que a avenida. Assim a ponte parece que tenta passar sobre a avenida, mas então vê que não é alta o suficiente para o trem, e continua subindo para conseguir passar sobre a ferrovia. Depois da ponte tem uma descidinha, e outra subida já começa ali, chegando numa igreja que tem um cemitério do lado. Naquela subida a Dundas faz uma curvinha para a esquerda, e fica plana, talvez um pouco descida, até encontrar a avenida Islington, onde está a penultima estação do metrô se você correr na Islington para o Sul por mias ou menos 1km.

Mas antes da Islington eu tinha que entrar na trilha, embora tinha definido que a Islington seria contorno válido para o bairro se eu tivesse problema com a trilha. E a trilha foi legal, estava correndo bem, o dia já meio claro. Eu contrei umas duas pessoas caminhando e um grupo terminando a festa deles. Indo ali pela trilha também passei perto de uma pista de corrida, que não conheço mas pareceu legal.
Daí cheguei na Bloor, face Sul do bairro, que foi a mais difícil pois corria pro Leste com o sol querendo nascer, ou seja, mais claro do que eu gostava. O que complica também é que ali na Bloor a gente corre na calçada e precisa prestar mais atenção onde pisa, com "cercas" de restaurantes, com outras pessoas. Alguns restaurantes colocam mesas na calçada e uma cerquinha em volta para separar das pessoas que passam na calçada. Tem muito disso em Toronto. Tem também canteiros com plantas. Também estes cercados quanto os canteiros não tem tamanho muito fixo e me fazem prestar muita atenção apra não trombar com eles. Mas foi tudo bem, eu logo passei pela estação Old Mill do metrô, e entrei na trilha, rumo ao Norte, para fechar o contorno do bairro. Na trilha a corrida foi fácil e ali, por volta do km 15, estava rodando perto dos 5min/km.
A trilha chega numa subida bem grande que vai sair lá emcima na Dundas novamente. De volta a civilização, o sol já tinha saído e eu já estava com os óculos super escuros, um que tem uma lente escura em cima da lente escura original dele. Mesmo assim não estava fácil, em sentia dificuldade por causa do sol, e já sentindo um pouco cansado, fechando a lap 19 com 5:28, o km mias lento tirando o primeiro de aquecimento. Na verdade a lap 14 também tinah sido igualmente lenta, na Bloor, também com certa dificuldade por causa do sol querendo nascer lá na frente.
Só ali que o Garmin apitou 1h35m, avisando que eu podia parar o treino, e só correr mais 5 minutos de desaquecimento. Eu pensei em parar, mas cheguei numa parte da Dundas onde a calçada era mais larga e resolvi continuar. Ali a Dundas é mais ou menos paralela à St Clair e não muito longe dela, e o plano A era voltar para a St Clair. Só que as condições era tais que eu já tinha abandonado o plano A, simplesmente por que achava que não estava em condições de atravessar a Dundas sem parar num semáforo e esperar ele abrir. O sol fazia com que eu não tivesse confiança na visão. Como não queria para continuei pela Dundas sem muito plano. Mas logo cheguei numa rua que tinha 3 carros esperando o semáforo, e eu fiquei com receito de passar pois não conseguir ver o semáforo. Havia duas opções: entrar na rua, atravessar ela atrás dos carros que estavam esperando, depois voltar do outro lado, coisa que faço frequentemente.

Mas quando entrei na rua me livrei do sol pois havia muita sombra. Isso me fez escolher a outra oção que era entrar na rua e seguir ela. Eu não conhecia o lugar, mas savia que se seguisse a rua para o Sul chegaria na Bloor, na região do High Park. Denovo ficou gostoso correr, e logo eu cheguei no High Park, depois do que o Garmin apitou o final do treino, o que significava mais 5 minutos de desaqueciemnto. Rumei para o Leste, denovo atordoado pelo sol, mas era só 5 minutos, chegaria onde chegasse, caminharia 1km como de costume, pegaria o metrô. Chegando na Keele os 5 minutos não tinham acabado e os carros estvam parado esperando o semáforo. Entrei na Keele, denovo duas opções... Mas logo o Garmin apitou o fim do treino de 2h. Eu fiz os cálculos e vi que caminhar 1km me levaria maio caminho até a St Clair se continuasse indo para o Norte. Eu me sentia okay, e ao invés de parar apertei o botão para o Garmin não parar, continuar marcando. Com 1km depois do treino, ritmo de 5:22 de subida leve na maior parte, eu estava na Dundas novamente e parei o Garmin. Dali até a St Clair era menos de 1km. Caminhei até a St Clair, virei à direita rumo ao Leste e comecei um trotinho pois queria completar 1km de caminhada mas também queria chegar rápido no próximo ponto de ônibus da Old Weston, por tinha decidido pegar o ônibus ao invés da bike dado o sol. E coincidência, cheguei no ponto de ônibus junto com o ônibus e com pouco mais de 1km. Logo estava em casa e decidindo não ir para a corrida da endometriose....

Enfim, o longo foi bom, ritmo um pouco mais lento que duas semanas atras mas não muito mais lento. Foi gostoso também, com total de 23,91km, a maior distância que o Garmin já marcou em corridas!