sábado, 22 de março de 2008

Marketing Aula 9 - Parte 2

Naquela aula 9 o professor também falou do Capítulo 11 do livro - Gerenciando Produtos e Marcas. O livro começa como exemplo da Clearly Canadian, uma marca de bebidas estimulantes que é lider de mercado no Canadá.

O ciclo de vida do produto - A primeira seção fala sobre como é a vida do produto. Ele começa geralmente com vendas baixas por um tempo, é uma fase onde a imagem e o conhecimento do produto no mercado precisam ser construidos, essa é a fase da introdução. A segunda fase é a do crescimento, onde as vendas crescerão muito e a companhia vai ganhar muito em receitas. Esta é a fase em que deve-se enfatizar na diferenciação do produto. A terceira fase é a da maturidade, quando as vendas param de crescer, mas ainda está vendendo bastante. É a fase onde se deve tentar manter o relacionamento do consumidor com o produto, a lealdade à marca. A quarta fase é a do declínio, quando as vendas começam a cair. Nesta fase deve se tomar uma decisão entre eliminar o produto ou tomar algumas decisões para mantê-lo lucrativo, principalmente cortando custos de marketing. Eliminar um produto do mercado é geralmente algo complicado porque sempre existem um poucos consumidores muito leais a marca que estão comprando ele, e estes consumidores serão prejudicados com a eliminação do produto.

Não há uma duração certa para o ciclo de vida do produto. Em geral os bens de consumo, que são os que o consumidor final compra, tem um ciclo de vida menor do que os bens de negócio, que são produtos que as empresas comprarm. Mas existem muitas excessões. O formato da curva também varia muito. Para produtos que exigem muito aprendizado a fase de introdução é mais longa enquanto que os que não exigem aprendizado quase que já começam na fase de crescimento. Produtos Fashion podem apresentar uma fase de declínio onde as vendas caem muito, e depois voltar a crescer. Produtos de tendencia geralmente tem um ciclo de vida muito curto, crescendo rapidamente e logo declinando. São modas repentinas que pegam todo mundo e logo acabam. Putz, eu tô tendo dificuldade para traduzir algumas coisas. Esse ultimo tipo de porduto é chamado "fad" em ingles, para quem quiser saber.

Existe também o ciclo de vida de classes de produtos. Por exemplo, podemos considerar o Mizuno Wave Creation como uma classe. Essa classe tem um ciclo de vida que é a soma do ciclo de vida de seus produtos componentes, os tenis Wave Creation.

Existem também os tipos variádos de consumidores, relacionados ao ciclo de vida dos produtos. Tem aqueles que o produto nem acabou de ser lançado e ele já tá comprando, estes são os "Innovators". Eu não vou traduzir isso, provavelmente já existe a tradução correta que eu não sei qual é. Bom, esses indivíduos geralmente conhecem bem a categoria e estão por dentro das novidades, e tem alto nível de educação. Mais para frente no ciclo de vida temos os Early Adopters, que compram o produto ainda na fase de introdução, quando as vendas começam a crescer. Então entra no mercado uma grande massa de consumidores chamado de Early Majority que compram o produto em sua primeira fase de crescimento. Então entram os Late Majority, também grande massa que compram o produto na sua última fase de crescimento. Finalmente os Laggards somente compram o produto quando lele já está na fase da maturidade. Eles são poucos e pouco contribuem para o crescimento das vendas.

O ciclo de vida do produto precisa ser gerenciado. As vendas devem ser monitoradas e há formas comuns para se interferir no ciclo de vida normal do produto. Pode se modificar o porduto ou modificar o mercado. Modificar o produto é como o próprionome indica, mudar alguma característica do produto para torná-lo mais aceitável. Modificar o mercado pode ser pela busca de novos usuários ou pelo aumento do uso. Pode se usar estratégias de marketing e reposicionamento do porduto para incrementar o uso ou atingir novos usuários. O produto pode sofrer um posicionamento completamente diferente e ser direcionado a novos segmentos. Pode se observar tendencias do mercado, tendencias demograficas e tentar posicionar o produto de acordo com elas para ganhar mercado. Existe também o que eles chamam de Trading Up e Trading Down, que significa melhorar o produto ou cortar certas características do produto, como por exemplo diminuir o peso da embalagem. Enfim...

Vem então a parte que chamam de Branding. Isso significa gerenciar a marca. As marcas tem valor, tem imagem, tem personalidade, e isso é muito importante para elas. As marcas por si só podem valer muito e podem aumentar muito o valor de um produto. A percepção que os consumidores tem das marcas é então algo muito importante e que deve ser gerenciado. O quanto uma marca aumenta o valor de um produto é chamado de Brand Equity. Existem 4 passos para a construção de um Brand Equity: 1- Conhecimento da marca (o primeiro passo inclui a introdução da marca e apresentação dela ao consumidor. As pessoa sprecisam saber que ela existe. Brand Awareness), Imagem e Performance (é a segunda fase onde o consumidor que já conhece a marca terá uma experiência com ela e ouvirá falar dela. Nesta fase a marca ganha uma identidade, um significado), Julgamento e Reação (é a fase onde o consumidor responderá a imagem e percepção da fase anterior. Respostas positivas levam ao ultimo passo) e Ressonancia da marca (se tudo saiu positivo nas 3 primeiras fases, o consumidor estará ligado a marca. Diz se consumidor leal e o processo de construção do brand equity foi bem sucedido para esse consumidor).

Existem algumas estratégias para o gerenciamento das marcas. Estratégia Multiproduto ( a companhia usa apenas uma marca para todos os seus produtos, mesmo que eles sejam bem diferentes. todos levam o mesmo nome da marca. Eu acho que como exemplo disso podemos citar qualquer marca, por exemplo, Olympicus, nãoimporta se estamos falando de calçado, toupa, esportivo ou não, é tudo Olympicus). Estratégia Multimarcas (é quando uma companhia decide que cada produto terá uma marca diferente. A Unilever por exemplo tem muitas marcas diferentes para seus produtos). Gerenciamento privado da marca (quando a companhia fabrica o produto mas vende ele sob a marca de um atacadista ou varejista. Acredito que Extra, por exemplo, seja um caso desses,muitos produtos tem a marca Extra). Cohort Brand Strategy (é quando uma marca é usada para promover outra, ou simplesmente em conjunto com outra. Geralmente quando você vai online procurar um porduto X no site da companhia, também são apresentadas a você propaganda de outros produtos relacionados ao produto X). Mixed Branding (É quando uma companhia fabrica um porduto maso produto chega ao consumidor com duas marcas, a da companhia e a do varejista).

E finalmente um ponto importante na construção e gerenciamenteo de uma marca são os pacotes e rótulos com os quais os produtos são vendidos. Formatos de pacotes podem lembrar marcas como a coca cola. E podem ajudar ou não a vender o produto, a terse uma boa impressao da marca. Temos também um componente final no produto que é a garantia, com diferentes formas de serem apresentadas. Algumas companhias dão garantias sobre qualquer acontecimento e outras tem restrições. A forma da garantia pode ser um importante componente na construção do Brand Equity e no gerenciamento da marca.

O caso estudado no final do livro foi a BMW, que segundo o livro tem um ciclo de vida de porduto para seus carros que é particular. Eles sempre introduzem um novo modelo no mercado e retiram um modelo antigo, antes que o antigo chegue na fase do declínio. os carros BMW sempre estão na fase Introdução ou crescimento, quando chegam na fase da maturidade eles são tirados do mercado e novos modelos entram. Dizem que isso mantem o negocio sempre lucrativo para eles. Bom, eu não sei, não conheço esses carros...

Um comentário:

Jorge Cerqueira Souza Filho disse...

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Caro Marcos,
Muito obrigado pela msg no meu blog realmente o que vc disse lá o Sgt Leopoldino é fera. Como vc disse que a premiação é irrelevante, também digo o mesmo o importante é a gente fazer o que mais gosta que é a corrida né, Foi como vc disse o importante também é rever os amigos na corrida. Sobre as medalhas e troféus aqui em casa tenho alguns e as medalhas tenho que comprar outro quadro pq já estão cheio e olha que estou indo para o quarto quadro de medalhas. Cara alguem já lhe disse que vc tem que escrever um livro pois é, até vc explicando sobre Marketing aqui no seu blog, parabéns também pela corrida que fizeste, mais vc como brasileiro ja esta acostumado com o frio né, agora quando vier visitar o Brasil e se for correr alguma prova na temperatura que esta fazendo vai penar né.
Um abraço meu amigo.

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