sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Longo e volta ao bairro Avondale

 Outra Quinta-feira e outro bairro. Ontem o treino de 1h20m na planilha fez com que eu rumasse para um bairro não mutio grande e não muito longe, o Avondale. Tirando o fato de que o bairro tem seu limite Oeste na Yonge e Norte na Sheppard, Leste na Bayview e Sul na rodovia 401, eu não acho que sei de algo mais sobre o bairro que seja interessante. Esses 4 limites do bairro são ruas grandes e vem conhecidas, o do Sul a rodovia mais importante de Toronto que na verdade faz o bairro não ser um retangulo dado que a rodovia é curvada. O fato de não podermos correr na rodovia fez com que eu pegasse ruas não conhecidas para fazer o limite Sul do bairro, mas que eu já conhecia quando tinha feito o bairro ao Sul e passei pelas mesma ruas. O bairro é pequeno em àrea, talvez um dos menores que já fiz, mas ainda assim deu para correr um tanto pois o começo do bairro só se dá a uns 7km de casa, que na verdade foi mais de 8km ontem dado que não fui exatamente ao bairro pela rota mais curta.

Até ontem a semana teve apenas 2 treinos leves e um dia de descanso, com o meior treino tendo sido no doming, um longo com uma volta ao bairro, deixando então 3 dias entre duas voltas ao bairro. Na Quarta, dia anterior era descanso e eu não me sentia bem, com um pouco de dor de cabeça, mas quando chegou na Quinta eu estava bem e preparado para correr 1h20.

Saí cedo, às 4:06, pois era um dia que eu teria que ir para o trabalho. A temperatura ligeiramente abiaxo dos 0 graus não estava ideal, mas não é muito frio. O inconveniente na minha cabeça era que terminando a volta, na Yonge, eu teria que pegar ônibus para voltar dado que metrô ainda não estaria rodando. Ao invés de subir pela Yonge, rumo ao Norte e diretamente ao bairro, eu resolvi subir por ruas mais residenciais onde não recisasse correr nas calçadas, e só pegar a Yonge quando já mais perto da York Mills. Assim foi que saí para os 5 minutos de aquecimento, rumando para o Norte por ruas residenciais, o qual completei com ritmo médio de 5:23/km. O ritmo estava bom e eu me sentia bem, o frio não incomodava. Depois do aquecimento, que já foi em ritmo de treino, eu segui para o Norte pela Oriole Parkway, rumo à Eglinton. Completei o primeiro km da treino depois do aqueciemnt, lap 2, quase 2 km de treino notal, para 5:24, com um pouco de subida. Chegando na Eglinton, viro à direita e rumo para o Leste no lado Norte da avenida. Entro à esquerda na Edith, novamente indo para o Norte e pegando um pouco de subida, depois do parque Eglinton. Completo o terceiro km quando estou entrando na Montgomery e indo para o Leste, para 5:19, com ritmo bem estável apesar de algumas subidas e descidas. 

Da Montgomery chego na Duplex e pego ela para o Norte,  correndo paralelo a Yonge, na rua que eu queria ficar o máximo possível devido ao bom asfalto e pouco carros. Um pouco a frente fecho a lap 4 para 5:11, um ritmo mais forte que refletiu as condições melhores e mais conhecidas do ambiente que é a rua Duplex. Continuando ao Norte chego na Lawrence e não consigo passar ela por causa dos carros, pegando então ela à direita, rumando para o Leste e completando a lap 5 para 5:17. Os carros passam e eu passo para o lado Norte da Lawrence, mas ao invez de dar meia volta e voltar para a Duplex eu resolvo continuar pela Lawrence até a Yonge. Entro à esquerda numa ruazinha, rumando para o Norte e esperando ir nela por bastante tempo antes de ter que ir para a Yonge e correr na calçada. Mas a rua termina, eu procuro uma passagem por aqui e por ali, mas acabo dando meia volta e voltando para a Lawrence depois de perder um pouco de tempo, e da Lawrence pego a Yonge rumando nela para o Norte. Mais para frente fecho a lap 6 para 5:33 mas tenho pouco olhado o cronômetro. A lap 7 na descida antes de chegar na York Mills, para 5:13.
Consigo passar a York Mills sem ter que esperar o semáforo e continuo firme na subida que segue, a maior do percurso. A lap 8 é fechada no começo da subida e foi pouco afetada por ela, a 5:11. A subida ficou para a lap 9, que foi fechada na Lord Seaton, indo para o Leste, já depois de sair da Yonge e seguindo paralado a rodovia 401, bem no começo do contorno do bairro. A lap 9 for para 5:32 e devolta estou fora de calçadas por ruas residenciais que só conheço por ter feito o contorno do bairro ao Sul pelas mesmas ruas. Me sinto bem e completo a melhor lap, a lap 10 para 4:55.
Logo depois tenho que passar no meio de uns prédios para pegar uma rua do outro lado e continuar acompanhado paralelo à rodovia 401. Ali diminuo bastante o ritmo para evitar errar o caminho ou pisar em algum buraco. Beirando um prédio, passando embaixo de uma árvore num lugar escuro, quase atropelo um gambá (skunk), que me assusta levemente, mas ele tá correndo para um lado e eu para o outro, então foi tranquilo. Denovo estou na rua e logo chego à Bayview, que pego à esquerda, indo para o Norte. Antes de passar embaixo da 401 completo a lap 11 para 5:31 devido ao atraso do contorno do prédio. Da Bayview chego na Sheppard, que pego à esquerda, voltando para o Oeste e fecho a lap 12 para 5:24. A Sheppard tem calçadas boas para correr e notei que tem uma ciclovia nova também. A rua é plana e em geral corri forte fechando a lpa 13 para 5:03.
Daí estou chegando na Yonge, mais luzes, mais movimento e eu um pouco com medo de errar a rua. Mas a Yonge é larga e eu entrei nela corretamente. Só que o ritmo caiu. Mais para frente, indo para o Sul na Yonge, o ritmo melhorou. Interessante que eu pouco conhecia a calçada Leste da Yonge, tendo sempre passado ali pela calçada Oeste, que na verdade é uma opção ruim dado que um trecho não tem calçada, só uma trilha na grama. E outro trecho não tem nada a não ser a saída da 401 e você basicamente tem que correr na rua, onde os carros estão passando. É o tipo de lugar onde você sai bem rápido quando vê que não vem carro e continua rápido até lá na frente a calçada Oeste da Yonge aparece e você pula para a calçada aliviado. 
Enfim, mas agora eu estava na calçada Leste e ela não seguiu a Yonge, ela foi curvando para a esquerda, indo para o Suldeste. Eu não tinha prestado atenção, talvez desse para ter continuado para o Sul, na Yonge, e eu pensei em voltar. Só que lembrei que muito tempo antes tinha visto trilhas naquela região, e as trilhas cruzavam a 401, então devia ser isso, eu estava numa dessas trilhas que vi no mapa, e resulvi não voltar, resolvi continuar. Dito e feito, passei por baixo da 401 depois de completar a lap 14 para 5:25. Do lado Sul da 401 a trilha se curvou para o Sudoeste, e eu estava voltando para a Yonge. Uma bifurcação e eu me mantive à direita, queria voltar para a Yonge. Mas não voltei, a trilha começou a subir e logo eu estava passando por cima da Yonge e do meu lado os carros da 401, com uma grade entre nás. Passando por cima da Yonge dei o bairro por fechado, e continuei, pensando que talvez estivess descobrindo um novo caminho melhor que a calçada Oeste da Yonge. Mas não, a trilha vira abruptamente e logo estou num ponto de ônibus, na calçada Oeste da Yonge e daí para o Sul não tem calçada, tem trilha na grama e depois aquele pedaço onde tem que correr com os carros. Decidi que não estava com pressa e voltei, mas sem perder tempo. Passei por cima da Yonge rumo ao seu lado Leste, e voltei à bifurcação, peguei o outro caminho e antes de chegar na calçada Leste da Yonge completo a lap 15 para 523.Mais 150 metros, na Lord Seaton indo para o Leste, o Garmin diz que tinha terminado o treino de 1h20, mas eu não notei e ele continuou marcando o que ele chama de "volta para casa", uma parte do treino que corro quanto eu quiser no ritmo que eu quiser, mas preferencialmente bem devagar. Logo me vi na calçada Leste da Yonge, descendo rumo ao Sul, por onde eu tinha subido rumo ao Norte. 
E descendo pela Yonge vejo um ônbius passando do outro lado, também indo para o Sul, ônibus o qual devia estar comigo dentro... Continuo correndo na descida e chago na York Mills onde também completo a lap 17, primeiro km da volta para casa, para 5:18, na maior parte por causa da descida pois estava tentando correr devagar mas a descida ali é respeitável. Paro o Garmin logo ali, naõ estou pensando em voltar para casa mas em pegar o ônibus. Atravesso a York Mills, e deois a Yonge, estou na calçada Oeste da Yonge, andando para o Sul, às vezes trotando para chegar no ponto de ônibus antes do ônibus. Chego no ponto e o ônibus chega pouco depois, vazio. O ônibus para na Davisville, e de lá ando para casa, denovo trotando um pouco de vez enquando, o que dá mais de 1km.
Isso foi ontem. Hoje o treino era dois tiros de 7 minutos à 4:21/km. Eu acordei mais ou menos bem, só que estava com um pouco de dor nas costas. Saindo lá fora, o chão tinha uma camada de neve. Depois de 5 minutos de aquecimento eu me snetia melhor. Mais 6 minutos de treino leve e eu me sentia ainda melhor. Mais 2 minutos de treino bem leve e eu decidi que ia começar o primeiro tiro e ver o que acontecia. Foi cansativo e difícil, fechei o primeiro km para 4:31 e dado as condições do chão e minhas costas, achei que estava bom, e terminei o primeiro tiro. 2 minutos de descanso e o segundo tiro foi mais ou menos igual. Consigui terminar o treino, com os dois tiros por volta dos 4:31 de média, achando que se não tivesse neve talvez eu conseguisse o ritmo de 4:21, mas estava bem ruim correr com a camada de neve, sem aderência. Agora dois dias de descanso e 38 minutos de treino leve na Segunda, mas vamos ver...













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