Dezembro se foi, viagem ao Brasil em Janeiro, e nada de corrida. Agora em Fevereiro estamos tantendo recuperar o tempo perdido, mas o frio e a forma estão de lascar. Hoje foi o meu primeiro longo que na verdade não passou dos 15km, com 6 graus negativos.
O treino dessa vez foi passado pelo Gemini, a interligencia artificial do Google, e depois de duas semanas foi revisado pelo Grok. Pelo Gemini também, mas eu preferi a revisão do Grok, que achei que foi technicamente superior. Como comecei os treinos para a Meia de Washington no final de Janeiro, e a meia vai ser no meio de Março, acabou que o Garmin não tinha nenhum treino que acomodasse esse periodo de treinamento tão curto, e tive que apelar para o IA. O plano B seria eu mesmo fazer o meu treino, mas eu gostei do IA, então estou seguindo ele.
Ontem foi descanso por causa do frio e neve, e na quinta foi 4 tiros de 200m com 200m de descanso. Na quarta teve treino de 7km leve. Hoje quando acordei não estava assim totalmente com vontade de correr um longo, talvez por causa do frio que eu sabia que rolava lá fora, mas mesmo assim planejei a volta ao bairro Harbourfront-City Place, na beira do lago, portanto não tão longe. O treino do IA era de apenas 10km e vai aumentando mas eu estava meio que decidido que deveria tentar correr mais se estivesse me sentindo okay. Coloquei os 10km no Garmin, com 5 minutos de aquecimento e desaquecimento que acaba sendo no mesmo ritmo de treino, então eu sabia que se terminasse o treino que coloquei no Garmin estaria perto dos 12km, oq ue ainda não é muito para um longo de meia maratona. Então vamos ver como eou estou me sentindo no final dos 10km e do treino. A volta ao bairro me incentivaria a correr mais.
O bairro Harbourfront-City Place é na beira do lago, que agora deve estar congelado. Nele ficam dois pontos icônicos de Toronto: A CN Tower e o Roger's Centre. Fora isso o bairro é familiar porque já corri muitas vezes por lá, sempre que resolvia ir correr até o lago eu geralmente passava por lá. Ali fica o supermercado Rabba que é aberto 24h e durando o Covid eu acordava bem cedo e ia fazer compra nele de madrugada, quando deveria ter pouca gente, e geralmente tinha. Corria até lá, e comprar coisas que precisava, voltando de bicicleta. Mas isso era mais no verão. Deve ter outros lugares interessantes por ali, mas eu não conheço os lugares bem. Eu conheço a ciclovia das corrida e por andar nelas de vike muitas vezes.
Saí às 5:25 da manhã, ciente de que o sol nasceria lá pelas 7:30, e rumei para a Avenue Road, e nela fui para o Sul. Lento, sentindo um pouco de frio, ainda pensando se deveria mesmo ir para a volta ao bairro, completei os primeiros 5 minutos de aquecimento para 5:55 min/km, devagar mas me sentindo bem e decidido a ir para a volta ao bairro. O próximo km teve bastante descida e eu já estava mais aquecido, passei a não sentir o frio, não tinha vento nenhum. Indo ao Sul pela Avenue Road chego na Demverport, que é uma rua meia grande e com movimento, e o farol estava fechado, entrei nela à esuqerda indo para o Leste, e pouco depois cruzei a ciclovia, a rua e a outra ciclovia, e pronto, estava no lado Sul da Denverport, voltando para a Avenua Road, que peguei para o Sul, logo completando o primeiro Km depois dos 5 minutos de aquecimento para 5:30.
O ritmo tem sido mais lento do que antes de ir para o Brasil, em Dezembro, quando rodava entre 5:10 e 5:20, que não é tão mais lento assim. Então considero bom, talvez eu chege logo no ritmo anterior se conseguir controlar bem os treinos e não cansar muito, parece que em geral eu preciso descansar mais do que imaginava, talvez 3 dias por semana.Seguindo ao Sul na Avenue Road chego da Bloor e acelero pois o farol está aberto para mim. Cruzo a Blor e agora vou para o Sul na avenida University, que é o nome da Avenue Road ao Sull da Bloor. Estou do lado Leste da University e mais a frente a entrada da Estação Museum do metrô, que está fechada por causa de construções na área, e que tem o seu nome relacionado ao Royal Ontario Museum, que fica ali do lado e é o maior meseu do Canadá. Mas penso outra coisa, que está cedo e o metrô ainda não deve estar rodando, dado que saí às 5:25 e acho que ele começa às 6h. Um pouco mais e a University se devide em duas pistas, com o Queens Park, onde fica o governo da Provincia, no meio. Com isso a University tem um balão enorme com a sede do governo e um parque no meio dela, o que me faz virar devagar às esquerda, indo um pouco para o Leste antes de voltar ao Sul. E logo que volto a ir para o Sul completo a lap 3, pouco antes do km 3, para um ritmo de 5:26, correndo bem, pensando no Brasil.
O parque se passa e a University vira uma só, ainda com um canteiro grande no meio, no mesmo momento que eu chego na College on denovo o farol me segura sem me segurar, entro na College às esuqerda e quando dá uma brecha passo ela, e volto para a University fechando a lap 4 para 5:29, ritmo bem constante mas que eu não tava checando. Descendo ao Sul pela Univeristy passo pela Dundas e completo a lap 5 para 5:20 enquanto cruzo a Queen.
O chão tem muita neve ainda pois os dias tem sido frios e a neve não tem dettetido, mas na University as calçadas estão bem limpas e eu não tenho que me preoucpar com a neve. Mas ali antes de chegar na Queen tinha uma construção que causou mais disrupção que o frio e a neve, eu chego num lugar onde a callçada é impedida por uma tela, volto um pouco e logo vejo que o caminho é pela rua, numa área protegida dos carros e com separação para bikes e pedestres. Construções sempre me atrapalham bastante pois elas não tem padrão muito certo, cada uma fecha a calçada de um jeito e eu tenho que ver para saber para onde ir, ouvir não ajuda.
Depois da Queen eu sigo para o Sul passando a Richmond e a Adelaide, e depois a King e a Front e em momento algum preciso parar. Depois da Front a Univeristy muda para rua York e passa embaixo da ferrovia numa ponte muito larga pois ali tem muitos trilhos. Embaixo parece um túnel. O Gamin achou bem o percurso mesmo embaixo da ponte mas se perdeu depois que saí no limpo, no pé de prédios altos. Fechei a lap 6 para 6:28 e a 7 para 3:51, mas nenhuma das duas está correta, acho que nem a média. Antes de chegar na lap 7 paro de ir para o Sul na York e entro à direita indo para o Oeste na Queens Quay.
Agora estou correndo para Oeste na margem Sul do bairro, seguindo a margem do lago e pensando que seria legal ir até o lago para dar uma olhada, ele deve estar congelado. Mas não vou pois está meio escuro e eu provavelmente acabaria entrando em becos sem saída, teria que andar e correr por passagems tortas, melhor deixar prá lá. Seguindo para o Oeste passo pela Spadina e quando estou chegando na Bathurst completo a lap 8 para 5:54, ritmo que não sei se está certo, parece mais lento do que devia. Entro na Bathurst à direita, agora indo para o Norte na margem Oeste do bairro. No entanto logo chego na temida Lake Shore Boulevard, que é uma rua larga e movimentada, e eu tenho dificuldade de passar, mesmo de saber se o farol está aberto para mim. Entor nela à direita, indo para o Leste, entrando no bairro. E corro um pouco até sentir segurança que não vem vindo carro de lado nenhum e passar para o lado Norte da Lakeshore. Volto para a Bathurst e pego ela ao Norte, passando ao lado do Loblaws e embaixo da Gardner, que ali é fácil de passar dado que não tem ruas grandes. Uma subida e agora passo sobre a ferrovia, sobre uma ponte, e depois dela vem a Front, que pego às direita, indo para o Leste, na margem Norte do bairro. Antes de entrar na Front o Garmin marca a lap 9 para 5:40.
Indo pela calçada Norte da Front estou num ritmo confortável e não me sinto cansado, passo a Spadina num sprint pois ali ela é bem larga e eu me guio pelos carros, sabendo por eles se o farol está aberto para mim ou não. Sem ver o farol eu sou obrigado a passar logo a rua, num sprint, vai que o farol fecha e eu estou no meio de uma rua tão larga. A Spadina tem duas pistas e mais os trilhos do streetcar no meio. Pouco ddepois da Spadina fecho a lap 10 para 5:34, mas o Garmin traça um caminho muito torto, possivelmente com muito erro na distância.
Logo estou na University, que pego ao Norte, e já tenho quase certeza que já completei os 10km recomendados no treino passado pela IA. Isso se confirma mais acima, indo ao Norte na University, quando o Garmin apita o início do desaquecimento. Na University correr é mais fácil e termino o desaquecimento de 5 minutos num ritmo de 5:18 após atravessar a Dundas, mas o Gamin ainda traça percursos tortuosos indicando distancia com baixa precisão.
O aquecimento termina mas o Garmin continua agora marcando distância somente, em treino não planejado, e eu sigo ao Norte agora já pensando em continuar até um ponto onde vou completar o percurso caminhado, até 1km de casa mais ou menos. Chegando na College vou para lá e volto esperando o semáforo para passar do outro lado da University, do lado que desci, e daquele lado voltar pela mesmo percurso que vim. Do lado da sede do governo Provincial completo a lap 13, primeiro km de desaquecimento, para 6:12, depois de pegar um pouco de subida. Mais 1 km para 5:30 logo depois da Bloor e mais um para 5:56 já na Avenua road, passando sob a estrada de ferro. O Garmin marca distância e corro mais uns 340 metros para completar 15km, e paro com 15,13km, provavelmente muito pouco precisos, mas 1h25m30s de treino, este tempo bem preciso, e o que acho que importa mais dado que é tepo de acostumar a correr por longos períodos de tempo.O treino boi bom, o primeito longo realmente deois que voltei, e a primeira volta ao bairro apesar do frio. Isso me deixa mais confiante que a meia de Washington pode não ser tão difícil. Hoje, Domingo depois do longo, tirei para descansar dado que nevou um pouco durante a noite e eu acordei com um pouco de dor nas costas.
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