domingo, 28 de abril de 2024

Volta ao Bairro - Cabbbagetown South St Jamess Town

 Depois de um treino mais ou menos long ontem, resolvi dara a volta em um novo bairro hoje, popularmente conhecido como Cabbagetown. Como ontem teve o Progression Run, que foi misturado com um longo, hoje eu tava cansado. Vamos falar um pouco do progression run. 

5 minutos de aquecimento, seguidos de 1 hora de treino leve, 10 minutos de ritmo de corrida (4:39 a 4:51 por km), seguido de mais 5 minutos de rítmo forte (4:07 a 4:20 por km) e 5 minutos de desaqueciemnto. Comecei o treino bem, mas não ótimo, e rodei nos 5 minutos bem baixo nas primeiras 1h. O ritmo ficou um pouco mais rápido do que o máximo prescrevido de 5:20, talvez uns 5:10/km. Os 10 minutos de rítmo de prova não foram difíceis e eu fiz também mais rápido, numa média de 4:36. Mas talvez não devesse, pois nos 5 minutos finais o bicho pegou e passei o primeiro km para 4:26, acelerando um pouco depois mas provavelmente não conseguindo cravar os 4:20 de média. Parte também porque deu azar e eu peguei subida nesses 5 minutos finais de treino bem rápido, só para arrumar uma desculpa. Mas depois rodei os 5 minutos de descanso abaixo dos 5/km... enfim, acho que foi bom. Considerando que 4:20 é rápido para mim e que já tinha rodado perto dos 15km, tudo em rítmo mais rápido do que devia, acho que foi bom. No final das contas deu 16,8km, a uma média de 5:04 por km.

O treino de ontem não foi assim para fica muito cansado, e eu me senti bem depois do treino, mas previsivelmente hoje eu me sentia um pouco cansado, mas ainda assim com vontade de rodar... Semana anterior a meia de Toronto, preciso reduzir um pouco a km semanal que tá acima dos 70km para não chegar cansado na meia, e dia de descanso nos treinos, mas mesmo assim foi dar a volta no bairro sabendo que a volta não era tão curta...

Falando um pouco da meia de Toronto, no domingo que vem, não tenho pensado muito nela, não coloquei nenhum objetivo, e vai ser okay se rodar acima dos 5/km... mas vamos ver na hora, a gente sempre começa forte e tenta segurar. Essa meia tem mais descida, um dos motivos que não gosto dela. Tipo, se eu fizer em 1:40, melhor do que a meia de Outubro, será que devo festejar? Não sei... Só que mesmo a meia de Lisboa deve mais descida, que depois de correr ela não achei pouca descida, mas mesmo assim o tempo foi péssimo. Na meia de Lisboa a gente desce de cima da ponte até o nível do rio mais ou menos, o que são vários metros pois a ponte é alta pra burro. Mas aqui acho que vai ser ainda mais. Enfim, os últimos dois longos foram gostosos, e estou esperando fazer uma corrida boa, confiante que os treinos tem sido bom, mas preciso dar uma aliviada e estar descansado no dia.

Agora, considerando o nosso bairro, como eu disse, estava meio cansado e rodei 10km em 58 minutos para uma média de 5:47 por km. Foi lento, mas ainda assim mais rápido do que devia, pois como eu disse estamos precisando descansar.
Cheguei no bairro com quase 3,5km e terminei com 9,5km para um total de uns 6km de volta do bairro mesmo. Só que o contorno real do bairro é definido pelo rio Don River, e o resto do contorno é na cidade, de forma que fica zoado para fazer o contorno correto, descendo lá embaixo no rio. Por isso eu passei o rio e a parte Leste do bairro foi a Avenida Broadview, lá do outro lado do rio, o que fez o contorno maior, só que ´facil de fazer dado que não precisei descer lá no rio, que nem dava pois estava super escuro as trilhas que tem lá. Vários contornos de bairro usam o rio ou acidentes geográficos e não dá para fazer correto, então é isso, eu tenho a liberdade para escolher onde é o contorno...

O Cabbagetown é um bairro popular, ao Leste da parte central de Toronto, mas ainda na parte central. Ele inclui o cemitério São James, que é bem conhecido. Já corri várioa vezes por ele, e esse contorno dele não tam nada de novo para mim, mas não é um bairro que frequento sempre, não tem nada lá que seja muito marcando, também porque é um bairro bastante residencial. Só um outro ponto para finalizar é que hoje o dia estava bem mias quente que tem sido usual, com 13 graus, e isso também ajudou a fazer com que eu corresse mais do que devia...

Nenhum comentário:

Volta ao bairro Rosedale-Moore Park

 Hojme foi a vez de um bairro que fazia tempo que eu queria dar a volta, dado que era o único que restava perto de casa e que eu conheço bem...