sábado, 27 de janeiro de 2024

Maior longão até agora

 Sabadão novamente, dia de longão. E o maior longo até agora, de 2h, que eu saberia que se estivesse mais ou menos daria para correr uma meia inteira. A semana não tinha sido tão boa, eu me senti cansado nos treinos e pensei que talvez precise manairar nos treinos. Eu também tenho evitado comer qualquer coisa rica em carboidratos para perder um pouco de peso, o que tem funcionado, mas ao mesmo tempo tenho a impressão que afeta o desempenho nos treinos.

Ontem choveu de manhã de forma que estava muito ruim para treinar, então eu não treinei, o que estava de acordo com a planilha do Garmin. Sorte que não esfriou e hoje a temperatura de 3 graus estava perfeita e eu consegui ir correr de shorts e usar menos blusa, situação bemvinda para um longo. 

Na planilha o treino seria de 1h35m depois de 5 minutos de aquecimento, com possibilidade de prolongar o longo por mais 15 minutos, e finalizar com 5 minutos de desaquecimento. Eu já sabia que se não estivesse bem quebrado, iria ser difícil parar em 1h35m, e eu completaria as 2h de treino. 

O treino começou legal e rodei o aquecimento para baixo de 6 minutos, o que foi bom dado os últimos dias que aindei fazendo acima de 6. Depois do aqueciemnto o treino começa e eu percebi que não estava tão travado, o ritmo estava normal, não rápido, mas aceitável. E com o passar dos km eu fui ganhando confiança que conseguiria terminar e mais que isso, segurar o ritmo de mais ou menos 5:40 por km. Ás vezes eu penso que é um ritmo rápido para mim, mas então lembro que nos anos anteriores fiz melhor que isso, e algumas vezes nem foi difícil. 
Os km passaram sem novidade, sempre rodando em volta do mesmo quarteirão, eu estava mais preocupado com os carros que eventualmente apareciam do que com o ritmo. Eu completei as 2h e no final das contas ainda melhorei o ritmo na segunda metade, quase sempre rodando abaixo de 5:40. A distância deu quase que exatamente uma meia maratona. 

Enfim, é isso, maims um longão que foi mais ou menos, mas acho que posso dizer que não estou muito otimista que conseguirei fazer a meia no mesmo ritmo de Toronto no final do ano passado... mas ainda tem tempo.


Nenhum comentário:

Volta ao Bairro Moss Park

Depois de uma semana lenta, eu escolhi um bairro do centro para contornar hoje, Sábado. O bairro Moss-Park é bastante falado por ser um bair...