quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ranking de felicidade

O sujeito publicou aqui um mapa da felicidade baseado no twiter. Eu achei interessante a princípio mas depois notei que esse é mais provavelmente um estudo com muitos furos. A descrição da metodologia ´emuito pobre e não responde importantes questões como:

- Como saber que palavras são relacionadas à ser feliz? Tipo, acho que precisa-se uma pesquisa para saber disso, talvez vc dá um jeito de medir o grau de felicidade de alguém de acordo com alguma escala num determinado momento e segue a pessoa gravando o que ela escreve no twiter.
- Como eles diferenciam frases como "Eu estou feliz hoje" de frases como "Eu vi um bobo-alegre na rua hoje" e "Meu irmão está feliz pois ganhou um presente" ?
- Como eles levam em conta o possíveis confundimento? Por exemplo, a índia é sétima do ranking. Pode ser que a maioria da população é pobre e infeliz, e não tem acesso ao Twiter. Os poucos que tem acesso ao Twiter lá são felizes. No geral então o país seria infeliz embora se olharmos somente no Twiter vamos pensar que eles são felizes.

Enfim, pra mim uma pesquisa furada, perda de tempo... a não ser, possivelmente, que o sujeito aprendeu a escrever uns programinhas para coletar essa informações...

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcão

Tem q levar em conta tb o contexto da palavra "feliz" qdo algum "tweeta". Por exemplo: "hj não foi um dia muito feliz para mim". A palavra feliz nesse contexto não significa felicidade.

Abraços

Marcos Sanches disse...

Hehe, com certeza!

Mayumi disse...

Pois é, mais uma vez, aqui vimos que a interpretação dos dados se torna muito importante para um resultado razoável!

Volta ao Bairro Moss Park

Depois de uma semana lenta, eu escolhi um bairro do centro para contornar hoje, Sábado. O bairro Moss-Park é bastante falado por ser um bair...