sábado, 9 de novembro de 2024

Volta ao Bairro Moss Park

Depois de uma semana lenta, eu escolhi um bairro do centro para contornar hoje, Sábado. O bairro Moss-Park é bastante falado por ser um bairro no centro de Toronto, e está frequentemente no noticiário por ser um dos bairros com maiores taxas de violência, ainda que mesmo esse bairro seja um lugar seguro, e eu não tive muito receio de ir contorná-lo. Interessante que apesar de estar no centro eu não consigo pensar em nada que o bairro tenha de mais notável. Mas o bairro fica bem no centro, e por eles passam as ruas importantes do centro, como a Queen, a King e Dundas. Ele está na parte Leste do centro, limitado ao Oeste pela rua Jarvis, com um bairro entre ele e a Yonge Street. A rua Shelborne cruza ele de Norte a Sul, que é uma rua com uma ciclovia, que eu já usei muito para ir até o lago, sendo uma ciclovia mais antiga e contínua da Bloor até a beira do lago. Acho que é mais ou menos isso.

A semana não foi muito bom em termos de treino, e eu ainda não entendo porue. No Sábado passado eu contornei um bairro grande, num treino legal, e talvez tenha sido o treino mais longo do que uma meia maratona que me deixou meio de molho durante a semana. Depois fiz um treino de uns 5,5 km não muito pesado na Segunda, e descansei até a Quinta. Ontem saí para treino de morro, mas ainda não me sentia bem. Estava meio cansado e com um pouco de dor nas costas, mas ainda assim fiz o treino que deu 7,5km. Hoje o dia amanheceu frio, com temperatura de 3 graus e eu queria sair para correr. O Garmin marcava para fazer a Magic Mile, que é um tiro de uma milha, mas eu queria correr mais longa distância e deixei o Garmin a ver navios. Escolhi contornar uma bairro mais curto e saí por volta dos 5:30, sendo que agora o horário de verão terminou e eu tinha que terminar até no máximo às 7 horas. Pela primeira vez depois do verão eu corri de calças e gorro.

Quando saí não estava me sentindo muito bem, sentia dor nas costas e bacia, mas estava rodando mais ou menos, dava para ir. Eu pensei que desceria a Yonge, rumando para o Sul, e se o corpo não esquentasse e melhorasse eu poderia pegar o metrô de volta, ou o busão que roda a noite, que eu tinha visto vários passar. 

Descendo pela Yonge, rumando para o Sul, eu não me sentia 100% mas me senti muito melhor deois de uns dois km e estava consciente disso quando passei pela Denverport, onde esperei um pouco pelo semáforto. 

Continuando pela Yonge, não teve muito demais e completei o terceito km chegando na Carlton, para 5:46. A Carlton é a continuação da College do lado Leste da Yonge. Entre na Carlton às esquerda, agora rumando para o Leste, numa área que conheço bem. O ritmo estava lento, mas era um ritmo que me sentia bem, também porque tinha que correr sempre na calçada com obstáculos aqui e ali e não dava mesmo para ir muito mais rápido. 

Indo para o Oeste na Carlton cheguei na Jarvis, onde o contorno do bairro começou. Ali na Jarvis da sua calçada Oeste havia construção, o que me lembrou de quando desci ali para contornar o bairro vizinho do lado Oeste, não muito tempo atras. Mas hoje eu deveria continuar para Oeste até o final da Carlton. Cruzei a Shelborn, completnado o km 4 para 5:51, mas não prestava atenção nisso.  Mais um pouco e a Carlton termina na Parliament, que pego às direita, sentido Sul. 
Fechei o km 5 para 5:42 logo após cruzar a Dundas, e indo para o Sul eu estava um pouco com receio de não reconhecer a Queen onde tinha que entrar à esquerda. Mas acabou que quando passei pela Dundas eu consegui perceber que era a Dundas e eu sabia que a Queens seria a próxima rua com trilho de streetcar, e eu também sabia mais ou menos a distância que ela estava da Dundas. Então acabou sendo fácil, e mais abaixo eu entro à esquerda na Queen indo agora para o Leste, logo atravessando a rua e correndo na calçada Sul. 

Estou me sentindo bem, e fecho o km 6 ainda na Queen ara 5:27, mas nunca olho o relógio que também passa apertado no centro para encontrar o satélite e por várias vezes marca o caminho com pouca precisão, tal que o ritmo também é impreciso.Logo depois do km 6 a Queen se encontra com a King, que termina ali, enquanto que a Queen continua para o Leste. Numa curva de quase 180 graus eu entro na King, agora voltando para o Sudoeste, e já logo ali atravesso a King para ficar no seu lado Sul, onde tenho acesso fácil a primeira travessa, a Rua River, a qual pego a esquerda, indo para o Sul, e correndo por um momento na rua, em ritmo bom. Logo a River termina, e pego à direita na Eastern indo para o Noroeste, correndo na calçada, com ritmo reduzido. Logo atravesso a Eastern e me mantenho na calçada Sul. A Eastern é meio estranha dado que ela termina nela mesmo, e ali no final da Eastern eu entro à esquerda para pegar a Easter para o Sudoeste, e logo depois terminando na Front que ruma para o Oeste. Pouco antes da Front fecho o km 7 para 5:52. 
Seguindo pela Front já me sinto um pouco cansado, mas sem maiores problemas e sigo prestando atenção pois tenho que pegar a Jarvis. Pouco antes do km 8 que fecho para 5:31 entro na Jarvis à direita, rumando para o Norte e fazendo o último lado do bairro. O km 8 foi claramente marcado com erro pois o Garmin ficou muito perdido na Front e marcou um ziguezag mais longo do que o meu real percurso.

Subindo pela Jarvis, peguei um pocuo de aclive e alguns semáforos, com partes em calçada que estava difícil ver, e completei o km 9 subindo a Jarvis para 6 minutos. Logo depois atravessei a Gerrad e a Carlton, e reconheci a construção na Carlton, marcando o final do contorno, mas continuei subindo pela Jarvis. Fechei o km 10 para 5:40 e mais meio km estava na Bloor, onde entrei à esquerda, idno para o Leste e correndo até a Church, onde parei o cronômetro. De lá caminhei pouco mais de 2 km até em casa.

Se pensarmos que Sábado passado fiz 22km e que teve pouco treino na semana, correr 10km seria considerado pouco, e no ritmo que corri era para ser bem fácil. Mas não foi tanto, me senti um pouco cansado no final. Mas vamos ver. Talvez eu tento fazer a milha amanhã, mas tiro de uma milha parece bem difícil no atual estado que estou...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro Moss Park

Depois de uma semana lenta, eu escolhi um bairro do centro para contornar hoje, Sábado. O bairro Moss-Park é bastante falado por ser um bair...