sábado, 18 de maio de 2024

Longo e volta ao bairro Lambton Baby Point

Hoje, sabadão, foi dia de longo, e para colocar um pouco de tempero eu planejei de usar o longo para dar a volta num bairro mais longe.  Planejei bem a hora de sair para chegar na trilha que faz o contorno Oeste do bairro quando já estivesse claro, mas não tão claro. O tempo ajudou e estava nublado, com até um pouco de garoa, o chão molhado, de forma que eu não precisava me preocupar muito com o sol e até saí 20 minutos mais tarde do que o planejado.

O bairro de nome engraçado, Lambton Baby Point, fica lá no final da avenida St Clair, grande parte dele sendo formado pelo parque que fica nas margens do Rio Humber, tem uma trilha legal para correr e pedalar, de forma que eu conheço bem aquela parte. É no Rio Humber também que fomos umas vezes ver os salmões subir o rio para desovar. Fora isso, é um bairro longe de casa que a gente não frequenta para outras coisas, e na verdade já fazia bastante tempo que eu não ia na trilha. 

O longo começou bem, mas não excelente. Digo, estava rodando fácil sub 5:20/km, mas sentia que as pernas não estavam descansadas. 15 graus, muita umidade, chão molhado, eu saí de shorts e uma camiseta de manga longa simples, o tempo estava na verdade muito bom, mas ainda escuro, umas 5h da manhã. O plano que inicialmente era de ir até o final da Avenida St Clair foi alterado um pouco e eu saí pelas ruas residenciais, onde não tinha movimento e eu podia correr no meio da rua. Virando aqui e ali, logo estava na Rogers lá em cima, 1km ao norte da St Clair. Passei a Caledonia e desci na Weston, depois da ferrovia, voltando novamente à St Clair no supermercado Food Natios, um grande mercado Chinês que a gente vai sempre. Então segui pela St Clair até a Jane, desci um pouco ao Sul e peguei a Dundas, que ali é bem perto da St Clair, porque é mais fácil entrar na rua onde eu começaria o contorno do bairro.  Mais ou menos 12 km tinha se passado, e eu me sentia bem, o ritmo estava em geral mais perto dos 5 do que 5:20 por km. 
Ali, ao começar o contorno do bairro vei uma grande descida e o split 13, que indica quase 13 km (um pouco menos porque o split 1 foi um pouco menos do que um km, era o aquecimento) foi abaixo dos 5 min/km, foi o mais rápido. Mas como tudo que desce depois tem que subir, ou pelo menos espera-se que suba, o split 14 teve uma enorme subida, e eu rodei para quse 5:30. Não muito longa, mas bem íngreme, tipo, rodei acima de 6/km lá eu acho. Ali lembrei que não seria a última subida, lembrei que correria na beira do rio mas certamente teria uma subida grande para voltar para a Dundas e fechar o bairro pois a Dundas cruza o rio numa ponte que é um pouco alta.
Daí peguei a Jane direção Sul, uma rua larga, com asfalto bom, gostosa para correr naquela hora da manhã, sem carro. Fechei os splits 15 e 16 muito perto dos 5/km e então estava na trilha, acompanhando o ria. Eu e a trilha, a trilha e eu e o rio, ainda muito cedo, não se via ninguem mais. Os splits 17 e 18 foram na trilha, ainda rápidos ainda que agora eu ia para o Norte, com percurso plano mais com um pouquinho de subida. O Rio Humber desce para desaguar no Lago Ontario, ele vai rumo ao Sul mas não tem águas paradas, ou seja, eu corria contra o rio, brigando com o desnível ainda que bem pouco.

Para chegar no split 19, o final da trilha para mim, eu tive que dar uma saída e correr um pouco numas ruazinhas, e ali peguei mais subida, mas também descida ao voltar à trilha. Assim o 19 foi um pouco mias lento. Ali, exatamente no split 19, pouco antes do km 19, a trilha principal virava às esquerda e cruzava o rio sobre uma ponte legal para pedestres, onde passei muitas vezes em outros tempos. Só que a minha missão era contornar o bairro e não seguir a trilha principal, virei às direita, agora pegando uma trilha estreita que eu não conhecia, mas que seria curta, e eu logo sairia nas ruas denovo. Não deu nem tempo entrar nessa trilha que veio uma subida sinistra, a subida que estava já esperando, mas que ainda assim não previ que seria tão grande. Não só não deu para correr, eu fiquei com medo que eu não conseguiria subir nem andando. Mas fui indo, segurando numa árvore aqui, fazendo força alí, estava exatamente embaixo da linha de eletricidadde e também usei o pilar de concreto de uma torre para apoiar. O split 20 veio logo ali, ainda subindo o barranco, a somente 170m do split 19 lá embaixo, e o Garmin apitou avisando que tinha dado 1h40m de treino, querendo saber se eu ia parar ou continuar por mais 20 minutos para completar 2 horas. Fiquei quieto, o que significa que eu ia continuar, que era para o Garmin mandar mais 20 minutos. Ali já estava bem perto do topo, onde ainda tinha um pedaço com trilha de terra, mas que eu já conseguia correr e me sentia bem. Do split 20 ao 21, 1km, eu tava novamente rodando sub 5:20, e nos próximos 2km eu denovo tava rodando perto dos 5/km, mas me sentindo cansado no final. 

Nos 5 minutos finais, que era de desaqueciemnto, eu passei pelo terminal do ônibus urbano, e logo depois dele o farol tava fechado, me obrigando a fazer o contorno da rua, dar a volta no terminal de ônibus e voltar. Logo o Garmin apitou 2h, missão cumprida. Como sempre faço depois dos treinos, coloquei o Garmin para marcar uma caminhada que era o meu real desaquecimento. Cheguei de volta no termina de ônibus com 400m e decidi continuar andando, já que em geral ando pelo menos 1km. E andando decidi que andaria até a estação de bike na St Clair, lá na frente, e voltaria de bike, pois o tempo ainda estava bem nublado, bem escuro, sem vento e seria gostoso pedalar ainda que estivesse cansado da corrida. E assim fiz, peguei a bike, parei na padaria Tre Mari, comprei um pão e um bolo de castanha, e continueide bike até em casa, que deu pouco mais de 5km de pedalada e ainda cheguei antes do ônibus.

O treino foi bom, agradável, mas agora estou meio quebrado. No entando deu basicamente 23km, mais do que uma meia maratona, seria difícil estar inteiro. Foi bom e tenho pensando que deveria focar mais nos longos, pensei mesmo que talvez deveria não seguir o treino do Garmin, e ao inves disso fazer mais longos para que completasse as meia maratonas facilmente. 

Interessante, o treino foi tão longo que o bairro que contornei parece bem pequeno! Mas não é tão pequeno...

Nenhum comentário:

Volta ao Bairro St. Andrew-Windfields

 Mais uma volta a um bairro. Dessa vez contornamos o St. Andrew-Windfields, bairro que talvez tenha como ponto de maior interesse para nós a...