Pois é, estamos devagar. Ontem e anteontem caiu muita neve e esfriou muito e fiquei longe das ruas. Hoje a temperatura subiu para perto dos zero graus, saí para um treino, vagamente pensei em dar a volta em um bairro colocando os pés na calçada, desisti. Muita neve em todo lugar, mesmo no meio da rua tinha neve num estado entre sólido e líquido, que é uma beleza para molhar o pé da gente. Não só isso, estava bastante liso em muitos lugares. Apenas ruas mais movimentadas e algumas calçadas tinha trechos que data para correr bem e com segurança. Mas vc tá correndo na rua, vem um carro, como você vai para a calçada, dado o monte de neve no lado das ruas? Às veze não vai, e torce para que o sujeito do carro vai devagar, vc de um lado e o carro do outro, vc dá uma parada, entra na neve o quanto pode, o carro passa devagar e tudo mundo sai ileso. Mas eu prefiro a segurança da calçada e geralmente vou para a calçada quando vem um carro, mesmo afundando o pé na neve, parando de correr, arriscando um escorregão. O resultado é que correr na rua não é o ideal, correr em lugar algum é o ideal.
Ainda assim no começo estava animado por não ter corrido nos dois dias anteriores e por ter esquentado bastante, comecei o aquecimento caminhando e trotando 1km. Ultimamente minhas costas tem estado boa e eu não sinto muito a necessidade do aquecimento, então tenho trotado também durante 1km de caminhada antes da corrida.
Depois de 1km eu não estava satisfeito, mas nesse ponto voltar para case não é necessariamente o que você quer fazer. Coloquei o Garmin no modo de corrida e fui testar as ruas, contornando os quartairões e tentando planejar algum loop que tivesse pouca neve. Mas não havia possibilidade, e as melhores ruas eram também as mais movimentadas, nas quais eu nao queria correr e se corresse teria que frequentemente pular para a calçada de alguma forma, apesar de ser antes das 6 da manhã.
Mesmo assim continuei o treino. Na quarta feira, antes dessa neve toda cair, eu sai para correr mas me sentia cansado e resulti continuar caminhando depois do primeiro km. O resultado é que a caminhada se tornou um trote que não parou, mas foi bem lento. Como eu não coloquei o Garmin no modo de corrida ficou registrado como uma caminhada super rápida. Nela, eu tentei manter o ritmo cardícado abaixo dos 140, o que me obrigou a correr bem devagar. Mas no final das contas foi legal, foi uma boa experiência pois acabei rodando 6km nessa brincadeira.
Hoje eu pensei naquilo, pensei que podia andar, que iria devagar, trotando até onde fosse. Mas com o Garmin no modo de corrida e sem olhar o batimento cardíaco. Sem compromisso com nada, eu acabei sofrendo no começo com a neve, mas depois aprendi a correr no chão liso e molhado, e acabei rodando 4km, e parei porque os meus pés estavam ficando molhados. Não é só molhado, o esquema é que o molhado é com água suja. A neve no chão, meio derretida, pisoteada, irregular, marrom, é aparentemente muito suja e você até fica com medo de doenças e tal. Enfim, eu simplesmente parei e andei mais 1km só para falar que andei.
Sem volta ao bairro essa semana. Amanhã, Domingo, vai estar 10 negativos de manhã, com sensação térmica perto dos 20 negativos, e a neve vai estar praticamente a mesma coisa, talves as ruas um pouco mais limpas, mas não em muitos lugares. Depois de amanhã a previsão é que o frio continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário