quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Frio e calor

 Só passei aqui para dizer que saí para correr hoje de manhã com 10 graus de temperatura. E eis que o verão se vai e o frio chega. Hoje foi o primeiro dia que corri de blusa e luvas, e provavelente serão muito poucos os dias que não precisarei blusa daqui pra frente, até lá para Junho do ano que vem. É interessante como aqui as estações marcam bastante o dia a dia, como se não tivesse jeito de não pensar nelas. Basicamente porque com tanta variação de temperatura ao longo do ano, as estações se tornam parte importante dos nossos planos, praticamente independente do que seja.

Enquanto isso no Brasil a previsão é para temperatura acima de 40 graus no interiror de São Paulo, o que me faz pensar que não devo reclamar do frio, afinal 40 graus não é fácil.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Os três reinos

 Eu terminei de ouvir o podcast que conta a estória dos três reinos, uma estória muito famosa para os Chineses. O podcast não é do tipo que lê o livro. Ao invès disso, o sujeito conta a estória do livro usando suas palavras, às vezes lendo parte do livro, às vezes parando para esclarecer coisas. 

Apesar de ficção, o livro é baseado num período da história da China, e na maior parte as coisas descritas representam corretamente os fatos históricos. 

É interessante que o livro é basicamente só de narrativas de guerras, nos anos 200 AC, o primeiro livro assim que eu vejo, que ao mesmo tempo é chamado de "romance". As guerras nesse tempo eram muito cruéis, e a estória segue alguns personagens principais ao longo de suas guerras para defender o seu reino, ou para conquistar ourtros reinos. As guerras não são descritas com extremo detalhe, elas são rápidas e com foco nos generais, na galera de alto escalão, que frequentemente se envolvem em lutas, e são mortos.

Um dos pontos que achei interessante é tentar comparar com o imperio romano, que existia mais ou menos na mesma época, apesar que eu não sou bom o suficiente de história para isso, então vou me abster de fazer comparações e só deixar a dica. 

Outra coisa interessante são os poderes sobrenaturais, em linha com o que o pessoal acreditava naquele tempo. Tipo, que as estrelas podem te dizer o que vai acontece, ou que algo que acontece antes de uma batalha pode ser um sinal te dizendo que você vai ganhar, o que é melhor você deixar a batalha para outro dia. 

 Uma coisa que tenho achado difícil é seguir essas narrativas por causa dos nomes Chineses, que não são nomes que a gente memoriza facilmente, então você de vez enquando perde o fio da meada e se confunde com os vários nomes Chineses dos personagems. Isso fez com que eu parasse the ouvir o podcast sobre a história da China, pois eu ficava frequentemente perdido. E eu resolvi ouvir esse, para ver se era mais fácil e um me acostumasse mais com nomes Chineses. Eu não sei se funcionou, vamos ver, agora estou voltando para o podcast da História da China. 

Esta estória é muito importante para a identidade Chinesa. Tanto, que a forma e personalidade como os personagems são retratados no livro se tornaram parte da cultura Chinesa, ainda que a versão correta histórica retrate o personagem de outra forma (isto é, a imagem formada no livro é a que ficou na cabeça das pessoas e se tornou parte da cultura, não a imagem histórica correta). 

O podcast é um pouco comprido, e em Inglês, com uns 150 episódios de umas meia hora. Então demorou um pouco para ouvir. Mas se você é interessado em batalhas, minha experiência é que a estória vai engajar, e se tornar mais fácil de seguir.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Longo - Progression Run

 Hoje eu rodei 18km, num treino chamado Progression Run. A idéia é fazer um longo, e lá no final terminar com ritmo mais elevado. No caso do treino de hoje, era 5min de aquecimento, 1h10m de corrida devagar, 10min de ritmo de 10km e termina com 5 minutos de ritmo de 5km. E então 5 minutos de desaquecimento. Mais ou tmenos isso, mas o Garmin coloca o ritmo lá, não diz que é ritmo de 5 ou 10km, mas assim é mais fácil de entender.

Dado que eu tinha corrido no zoológico anteontem, e domingo que vem tem a meia maratona, eu joguei esse treino para hoje tentando ter bastante dias para descansar até a meia, e ao mesmo tempo não queria me desgastar mutio fazendo um longo logo depois da corrida do zoológico. Talvez uma alternativa melhor teria sido não fazer longo esta semana, ainda mais que eu já tinha corrida os 10Km do zoológico, o esquema seria tentar descançar para a meia. Mas fazia tempo que eu não fazia longo e achei que seria important elevar a confiança que a meia vai ser okay, queria fazer um longo antes da meia e o treino tinha esse longo. Lembrando, o treino do Gamin é para a meia de Toronto, em um mês. Os 10km do zoológico e a meia de Montreal são coisas que adicioneio ao treino, e que no meu ver afeta bastante ele, na verdade estas corridas talvez totalmente inviabiliza o treino. Ultimamente eu tenho me sentido cansado, e estive notando que não consigo ser tão rápido nas corridas agora como era no final de Julho. A percepção é negativa, que os treinos não estão fazendo efeito, e pode ser por causa das corridas no meio dele. Enfim, tem muito que ponderar sobre isso, talvez em outro post...

Hoje excepcionalmente eu comecei o treino às 3:45 da madrugada, pois no total com descanço e tudo ia


levar umas duas horas. A temperatura estava mais ou menos ideal, por volta dos 15 graus e sem vento, um pouco frio talvez. O ritmo do longo é 5:32 a 6:05 por km, no início, por 1h10m. Mas eu estava rodando um pouquinho mais rapido, por volta dos 5:27. Eu me sentia okay, tentei diminuir um pouco mas é difícil, o ritmo estava tranquilo pra mim, apesar de que me sentia um pouco cansado. 

Com 1h10m cheguei no memento de aumentar o ritmo para 5min/km por 10 minutos (splits 15, 16 e 17 na tabela ao lado), e apesar de estar me sentindo cansado e em dúvida se conseguiria, eu acabei mantendo um ritmo mais rápido, por volta dos 4:42 na média. Então vem os 5 minutos finals, para segurar o ritmo por volta dos 4:30. Nesse ponto eu estava cansado mas sabia que teria energia para rodar nesse ritmo por 1km somente, um pouco mais (5 minutos). E rodei bem mais rápido, passei o primeiro km para 4:10 (splits 18 e 19), mas tive que reduzir nos 50 segundos que faltavam. 

Enfim, terminei o treino mais ou menos bem. Por um lado consegui cumprir o treino melhor do que o esperado, com ritmo maior do que o especificado, e correndo 18km, só faltando 3 para uma meia maratona. No entando eu também senti as pernas bem cansadas e me questionei se até Domingo estarei descançado o suficiente. Imaginei mais uma vez que fazer este longo 6 dias antes da corrida provavelmente não foi algo inteligente. O foco vai ter que ser no descanço para o resto da semana, mas ao mesmo tempo eu não gosto de não cumprir os treinos (até agora eu nunca cancelei nenhum treino, e cumpri todos como especificado!).  O desafio nesse sentido vai ser só que na segunda, depois da meia tem um goal pace run, que não vai dar para fazer logo depois da meia, eu vou ter que mudar ele mais para frente. Antes da meia agora só tem slow run, dado que eu adiantei o goal pace desta semana para a corrida do zoológico.

Enfim, foco no descanço agora, e vamos para a primeira meia no Canada!

sábado, 16 de setembro de 2023

Zoo Run

 E hoje fui na Zoo Run, de 10km, que acontece em sua maior parte dentro do zoológico de Toronto. Para chegar lá, acordamos cedo e pegamos o Blue Night bus às 5:42 até a estação Sheppard do metrô, que então já tinha abrido. De metrô até a Dom Mills, e lá pegamos o ônibus para o zoolótico. Uns 2km do zoológico e o busão para, diz que não vai mais e que se quisermos ir ao zoo precisaremos ir a pé. O motorista tentou nos ajudar, mas depois de investigar a situação vei dizendo que o caminho a frente estava bloquedo por causa de um evento de um evento no zoológico... demos risada, uns 8 corredores ali, pois a gente era parte do tal evento que estava nos causando problema. Okay, somos corredores, andar até o zoológico é tranquilo, e estava bem cedo ainda. 

Mas o que não estava tão tranquilo era a temperatura, por volta dos 10 graus. Eu estava indeciso se correria com blusa ou não. Chegamos lá e a largada era num estacionamento enorme em frente do zoológico, super facil de achar. andamos um pouco para lá e para cá dado que ainda tinha um tempo, e faltando 20 minutos estacionamos perto da entrada do curral vermelho, que era o primeiro, o que eu ia largar. 
A largada foi feita em ondas, primeiro a onda vermelha dos corredores mais rápidos, onde eu estava, depois a amarela, azul e verde, com largadas espaçadas em mais ou menos uns 5 minutos. Isso é necessário pois tinha gente demais e a ruas dentro do zoológico são estreitas. Além disso, os 3 primeiros km form em ruas fora do zoológico, bem largas. 
Na entrada do curral vermelho eu notei que tinha pouca gente com blusa, e ainda que estivesse com frio decidi correr só de regata. A temperatura devia ter subido um pouco na hora da largada, o sol tinha saído. Interessante que eu larguei muito na frente, e não tinha muita acumulação de gente, o curral vermelho tava espaçoso, o que me surpreendeu.
Chegamos perto das 8h, contagem regressiva, apertei o botão do meu Garmin que estava no módulo de treino para meia maratone e o treino de hoje esta "Goal Pace", onde eu tinha que aquecer por 15 minutos, manter o ritmo de 4:55/km por mais 20, depois por mais 10 se estivesse bem, depois desaquecer por 15 minutos, total 60 minutos. O relógio pensou que eu tava fazendo o treino, mas eu acabei rodando a maior parte em ritmo mais forte do que o determinado, ele ficou meio bravo, apitava frequentemente, mas... Eu tinha adiantado o Goal Pace da quinta feira que vem para hoje, para que ele não ficasse muito perto da meia maratona, e eu pudesse rodar leve para descançar. Eu poderia ter colocado um dia de descanço, mas uma corrida de 10km não é descanço e eu acho melhor usar a corrida como um dia de treino, muito embora não seja. 

Eu estava muito na frente na hora da largada e tentei segurar um pouco forte no começo para não passar vergonha já que todo mundo tava me passando. Mas logo eu estava com outros no mesmo ritmo do que eu, e estava correndo bem. Sem desculpa para atraso devido a congestionamento, passei o km 1 para 4:41, o que foi mais rápido do que eu planejava, mas estava me sentindo bem. 

O km 2 teve bastante descida passei a 4:35. Não era meu plano tentar manter esse rítmo, eu pensava na corrida do domingo passado que quebrei, e mais ainda na meia maratona daque a uma semana. Tentei maneirar, e também o km 3 teve subida que era a volta da descida do km 2, e eu desacelerei para 5:02.

Depois do km 3 entramos no zoológico e eu só lembro que tiveram várias subidas e descidas, e não prestei muita atenção no ritmo mais. Logo de cara pegamos uma estrada de terra, o que me faz prestar muita atenção no chão e pensar menos no ritmo. O período de aquecimento do treino terminour com 15 minutos, 42s/150m depois do km 3, e o relógio zerou a km e começou a contar o período do goal pace, o que me fez perder a conta dos km rodados. Também não havia marcação de km, (ou havia e eu não vi), apesar que no km 7 e 9 tiveram pessoas aplaudindo e gritando que estávamos nesses km. A maior parte da corrida foi seguindo um sugeito que achei que tava num ritmo bom, mas passei ele no começo do último km. 

Faltando uns 300m eu passei um sujeito que deve ter ficado meio mordido pois ele deu um sprint e me passou a 2 metros da chegada, e eu fiquei até meio assustado pois não esperava o cara passar tão perto e rápido e na chegada. Ah, se eu soubesse, tinha apertado o pé antes... Mas enfim, terminei bem, com 48 minutos cravado, 4:47/km na média, 10km um pouco acima do goal pace. 

Diferente do domingo passado, quando quebrei, senti o ritmo e o  calor, e terminei detonado, nesta corrida eu terminei bem. Pode ser que boa parte foi por causa do frio, mas acho que foi o treino também, não treinei tanto mas treinei a semana inteira. Uma lição que ficou é que me parece que tentar correr a 5/km a meia no domingo que vem seria suicídio, comparado com minha percepção dessa velocidade na corrida de hoje. Minha estratégia vai ser a de sair para um longo, a 5:15/km no máximo, apesar que em corridas eu tenho tido muita dificuldade de rodar abaixo dos 5min/km.

Depois da corrida demos uma volta no zoológico, vimos girafas, rinocerontes, hipopótamos, gorilas, tigre, etc. Mas não ficamos muito tempo, passamos apenas na parte dos animais da África. Pegamos o busão de volta e enfrentamos o longo caminho até em em casa. 

Agora os preparativos para a meia maratona do final de semana que vem. Tem um longo na Segunda (depois de amanhã), que é parte do treino e eu queria fazer pois faz tempo que não faço longo, e ao mesmo tempo acho que é meio perto da corrida, teria preferido se o longo tivesse sido hoje. Mas não deu, eu tinha me inscrito na corrida do zoológico...

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Expectativa para a corrida de amanhã

Amanhã é o dia da corrida no Zoológico, de 10km. É uma corrida da Canada Running Series, que costuma ter muita gente e ser bem organizada. Mas já começamos com uma decepção: eu escolhi uma camiseta do tamanho pequeno, pra Lika, mas era mutio pequena e não serviu. A entrega do kit também não foi muito bem organizada, é numa loja de equipamentos de corrida, mas a loja é pequena e tinha uma baita fila para pegar o kit.

A corrida vai ser no zoológico, a maior parte dentro dele, como podemos ver no mapa do percurso ao lado. O percurso não é plano, e tem muitas curvas, e também tem muita gente, portanto não é uma corrida rapida, para quebrar recordes. 
Eu já corri ela duas vezes, em 2008 quando fiz em 44 minutos, e em 2009, quando fiz em 49 minutos. Eu não lembro porque fui tão mal em 2009. Na verdade eu nem lembrava que tinha feito duas vezes...
Estou tranquilo para a corrida, não fico mais ansioso como ficava 10 anos atrás. Deve ser porque já desencanei sabendo que vou fazer um tempo mediocre. Mas o que está me dando um pouco de ansiedade é que estou pensando mais na meia maratona no final de semana que vem. E dado que a semana passada eu tava parado por causa da dor na panturrilha, o meu treino meio que degringolou e faz tempo que não faço longos. Tem um longo de 1h35m marcado para terça feira, que eu queria adinatar para Domingo ou segunda pois acho que terça feira não vai dar tempo descançar bem até o dia da corrida, no Domingo. Enfim, 10km devo fazer tranquilo, mas a idéia é se divertir na meia, não softrer, mas vamos ver. Hoje eu rodei 5km numa média de uns 5:20 por km e me senti bem. Ontem fiquei parado e anteontem for o Tempo Run, que depois notei fez minha panturrilha doer um pouco. Mas agora parece que está bem melhor, não senti praticamente nada no treino de hoje.
Vai estar um pouco frio amanhã cedo, uns 14 graus, infelizmente o verão está indo embora. A corrida começa às 8 da manhã, que é bem cedo relativo as outras corridas, porque depois da gente ainda tem a corrida das crianças e os 5km. Pra chegar no zoológico é um pouco chato, vamos ter que pegar o busão público lá pelas 5:30 da madruga, depois o metrô lá na Sheppard Station, depois outro busão na Dom Mills, e ver se chegamos lá com pelo menos meia hora antes, mas de preferência mais. 

Enfim, por hoje vou deixar niss, e depois faço um relato da corrida!


quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Tragédia na Líbia e no Marrocos

 Muito se fala na mídia daqui sobre a barragem na Líbia que estourou e a inundação matou milhares de pessoas. Não muito diferente foi o terremoto no Marrocos. Em ambos os casos os países são pobres e não estão preparados, tal que a situação é bastante trágica. 

Eu tenho uma conhecida que veio para o Canadá da Líbia, e imagino se parentes dela foram afetados. É comum aqui essa situação one coisas terríveis acontecem em algum lugar do mundo, e você conhece pessoas de lá. A tragédia então se torna mais importante de certa forma, dado que ela afeta pessoas que vocé conhece. E isso provavelmente define muito do quanto nos importamos com o sofrimento dos outros. 

Quando assisto as notícias no Brasil, o focus é na delação do Cid, o cara que trabalhava com o Bolsonaro e agora parece que vai chutar o balde e falar o que sabe contra o Bolsonaro. Não ouvi nenhuma vez falarem sobre a Líbia our Marrocos. Vivendo no Brasil, dificilmente conheceremos alguém desses lugares e talvez isso faz com que a população se importe menos com a tragédia lá, e o resultado é que a mídia não perde muito tempo com isso. Alguns vão dizer que é o contrário, que a população não se importa porque a mídia não mostra. Mas não sei, eu tenho acreditado bastante no poder do mercado, tipo, a mídia vai mostrar se tiver boa audiência. Eles mostram qualquer coisa que dá audiência...

Mas saibam que no Canadá a gente nem sabe que o Bolsonaro existe, e raramente ouve falar do Lula. É interessante ver foco tão diferente quando assitimos os dois.

E pra terminar, a situação política na Líbia não ajuda. Eles tem dois governos, um no Leste e outro no Oeste. Desde que Muammar Gaddafi foi morto há 12 anos com a nossa ajuda, a Líbia tem sido um lugar de muito sofrimento e desordem com a guerra civil que tomou conta do país. Agora, nessa tragédia, o país com dois governos se torna um obstáculo a mais para que os que precisam recebam ajuda. O Gaddafi não era flor que se cheire, mas me parece claro que sem ele ficou pior do que com ele... O que me leva a pensar que qualquer interventção precisa ser pensada e sobretudo, precisa se ter um plano bem claro, e com evidência de que vai funcionar, para o post-intervenção. Até porque a Líbia não é o único examplo...

Treino hoje - Tempo Run

 Vou dar uma idéia dos meus treinos. 

Hoje foi o chamado Tempo Run, que significa correr num ritmo moderado para forte, e segurar por um tempo. No caso, é um ritmo mais forte do que o ritmo que eu quero correr na meia maratona para a qual estou treinando, que é de 5:00. No treino de hoje eu tinha que aquecer por 15 minutos (corre ou anda em qualquer ritmo), depois correr 20 minutos num ritmo de 4:32 a 4:42, segurar por mais 10 minutos se você estiver se sentindo bem, e finalmente desaquecer por 15 minutos. 

Saí por volta das 4:15 da manhã, que parece muito cedo, mas eu acabei ficando muito acostumado com esse horário. O motivo é porque minha visão não é mais como antigamente e eu tenho dificuldades para correr depois que o sol sai. Ou andar de bicicleta. Ou fazer qualquer coisa. Então, dado que eu gosto de ir para o escritório todo dia, 8km de bike, eu tenho que correr cedo para que eu chegue no trabalho ainda cedo, sem sol. Mas se precisar eu também me viro com o sol, e na verdade eu pedalo de volta para case geralmente com sol, mas é estressante.

Uma vantagem do treino bem cedo é que as ruas estão vazias, e eu corro no meio da rua o tempo todo, com muito pouco tempo nas calçadas, o que também facilita para mim pois no meio da rua não tem obstaculos. Ultimamente eu tenho feito muito dos meus treinos bem perto de casa, dando volta num quarteirão que tem uns 800m, como se fosse uma pista. Isso também para evitar lugares que eu não conheço, e lugares que talvez não sejam tão seguros a essa hora da manhã, quando você não vê uma alma viva. Exceto pelo tiozinho que entrega jornal, estamos acostumados um com o outro, e hoje ele estava lá denovo. Ele cobre todo o meu quarteirão, vai e para, joga o jornal, volta, anda mais um pouco com o carro, para, sai correndo para colocar o jormal na porta, e assim vai. Sai, vai pra outros cantos e volta e eu ainda estou rodando o quarteirão. Eu não sei que tipo de jornal ele entrega, dado que hoje em dia parece que ninguem assina jornal em papel mais. Ou talvez eu que sou ignorante e o povo assina. Mas eu tô desconfiado que é propaganda do Walmart, não jornal... Enfim, eu não tô sozinho, isso praticamente qualquer dia.

E vamos  ao que interessa. Saí para a primeria etapa do treino que é o aquecimento de 15 minutos, no qual eu sempre corro quase 3km, vou tipo a 5:30 por km, que é um ritmo tranquilo para mim. Talvez possa parecer longo, mas eu acho 15 minutos mais ou menos ideal, adicionando que também acho o aquecimento muito necessário, acho que em parte por que de manhã cedo a gente ainda tá meio dormindo. 

Com 15 minutos o Gamin apita, hora de apertar o passo! Não é fácil, o ritmo não é tranquilo para mim, e segurar por 20 minutos, vixi! Se eu não me sinto bem eu modo o treino, tipo esse era para ser ontem mas eu me sentia cansado da corrida na ilha no domingo, e mudei ele pra hoje, trocando o tempo run com o slow run. Porque a gente precisa estar mais ou menos bem para manter esse ritmo.


Como sempre eu acabo rodando num ritmo mais forte do que o pedido. O primeiro km eu passei para 4:27 depois de ter começado a 4:15. Eu não tenho assim uma idéia muito exata do ritmo e não consigo ficar olhando no relógio, então isso que acontece, acabo indo um pouco mais rápido. Mas o relógio avisa, ele começa apitar te informando que você tá mais rápido do que deveria. Então eu diminui e terminei o km com ritmo ainda um pouco abaixo do alvo. Os km seguintes não mudaram muito e eu terminei os 20 minutos com média de 4:27/km.

Então eu tinha que decidir se mantinha o ritmo por mais 10 minutos our parava por aí. Eu provavelmente conseguiria manter, mas estava bem cansado, e preocupado com a dor na panturrilha da qual eu estava me recuperando. Não sentia dor, mas isso não significa muito, o problema é depois do treino, quando a gente esfria. Eu então desisti dos 10 minutos extra, e pulei para os 15 minuts de desaquecimento. 

Estava cansado e o desaquecimento é geralmente difícil. Depois desses treinos rápidos, você não quer desaquecer, você quer parar. E na verdade você pode parar, mas eu interpreto o desaquecimento como corrida leve. Fiz os 15 minutos à mais ou menos 5:30/km, e terminei lá na Spadina, de onde caminhei por mais de 1km para chegar em casa, essa caminhada eu sempre faço depois de todo treino.



terça-feira, 12 de setembro de 2023

Longboat Toronto Island run

 No final de semana passado eu corri na ilha de toronto, uma corrida de 10km que eu já tinha corrido em 2007, 16 anos atras! E caracas, como fui rápido! Iss é meio estranho, pois um tempo de 41 minutos seria meu recorde nos 10km, mas eu acho que por alguma razão que não lembro eu não considerei esse como sendo um tempo válido. Eu queria achar o meu relato dessa prova, se é que existe um, para ver como fui tão rápido... Enfim, eu fui denovo para esta corrida este ano. 

Pra contar a estória dessa corrida, preciso voltar um pouco no tempo. 

8 dias antes da corrida, no sábado passado, eu fiz ummeio longo e no final senti uma dor na panturrilha, atrás, na batata da perna. É uma dor que eu tinha sentido antes umas 5 vezes já, e eu sei que ela sara, mas ela atrapalha muito correr, e mesmo andar. Deve ser alguma lesão no músculo. 

Enfim, no domingo (7 dias antes da corrida) eu resolvi apenas andar e depois de uns 3km eu estava tendo dificuldade de andar pois estava doendo muito. Eu então comecei a ficar desesperado, mais por causa da meia maratona de Montreal em 3 semanas do que por causa dessa corrida, a Longboat, em 1 semana. Pois 10km eu conseguiria fazer sem treino e com perna doendo, mas meia maratona... e ir até Montreal para não correr... enfim, o que fazer!:

Decidi parar com os treinos completamente. E por uma semana eu não fiz nada, nem andei muito. A ideia é que a dor passasse e eu voltasse aos treinoso quanto antes. No sábado, 1 dia antes da Longboat, eu me sentia bem da perna, mas com medo de correr a Longboat e a dor acabar voltando. E no domingo lá fui eu, sem treino mas me sentindo bem da perna.

No dia da corrida eu e a Lika saímos de casa de vicicleta, rumo a balsa para a ilha. Chegamos lá cedo, tinha mutios corredores, pegamos a bolsa e logos estávamos na ilha. Muito sol, temperatura ao redor dos 23 graus, e vimos a largada dos 5km às 10:45. Às 11:15 seria a largada dos 10km. Mutio tarde, apesar que não estava muito calor, mas mesmo assim o sol estav forte, muito diferente dos meus treinos, sempre bem cedo, quanse sempre antes do sol nascer. Às 11:15 foi data a largada, numa estrada de asfalto ao lado da praia, mas muito frio para entrar na água. Digo, a àgua mutio fria.

Eu saí mais ou menos na frente, demorei uns 10 segundos a pra cruzar a largada. Eu queria ir devagar para não forçar a perna, a ideia seria fazer em mais de 50 minutos. Mas quem diria que eu conseguiria ir devagar. Passei o primeiro km para 4:55, isso porque no primeiro km a gente pega congetionamento. Passei o segundo para 4:31 e o terceito para 4:34. Estava me sentindo bem, e imaginei que bateria meu recorde nos 10km post 2020 se segurasse o ritmo. 

É importante dizer nesse momento que o meu ritmo caiu substancialmente comparado com 10 anos atrás. Eu, que roada abaixo dos 4:30 agora estou feliz quando rodo abaixo dos 5:00. Essa ritmo que comecei estava super forte. Mas eu me sentia okay.

Só que no km 4 passei para 4:42 e foi aí que perceibi que voltar àquele ritmo perto dos 4:30 não seria possível. Veio o km 5 para 4:51 e o km 6 para 4:56, e eu estava quebrado, sofrendo apra segurar o ritmo. Sentia o sol forte e via várias pessoas que eu tinha passado me deixar para trás. Oks km 7, 8 e 9 foram na média dos 5:05 e no último km consegui voltar para 4:58, terminando com 48:57 no meu relógio, que também marcou 10,07km. Do km 6 ao final foi sofrido, difícil, cheguei bastante cansado, mas até que consegui ficar sub-50.

Depois de terminada a corrida, andamos um pouco para descansar e fomos comer o tradicional "barbecue", o churrasco que sempre tem depois dessa corrida. Mas churrasco nessas ocasiões é geralmente pão com carne, tipo hamburguer, com opções par a cachorro quente e carne vegetariana. Tinha umas frutas também. Eu estava bem cansado e só uns 20 minutos depois de pegar o churrasco que eu fui comer ele, qundo encontramos uma sombra com um banco sem ninguém para sentar.


Quebrei no km 6. Provavelmente por causa da semana toda sem fazer nada. A perna doia um pouco, mas minha avaliação foi positiva, doia um pouco, não muito, devia sarar, eu provavelmente poderia voltar aos treinos. E voltar aos treinos eu deveria, não queria que a meia maratona, em duas semanas apenas, fosse igual. A ideai seria correr com prazer em Montreal, talvez devagar, mas sem sofrer...

Pegamos a balsa e voltamos para casa. Na segunda-feira, ontem, retornei aos treinos e rodei 30 minutos devagar, 5km. Senti que a parna estava boa, uma dor pequena somente, apesar que eu estava muito cansado. Hoje rojei 7km, ainda cansado, mas mais rápido e com prazer, sentindo mais solto, sem dor na perna.

E foi isso, depois de muito tempo mais um relato de corrida! Yay!

2023 Setembro update

 Vixi, tava lendo as experiências de corrida lá de 2008, pois voltei a ir nas corridas! Quanta diferença... eu fui na corrida do Zoológico de bicicleta em 2008, e neste final de semana estou inscrito para ela denovo mas bicicleta nem pensar! Aquele tempo eu tinha mais disposição e mais visão, e passaram tandos anos!

Basicamente fazem 10 anos que não escrevo por aqui, se contarms que os últimos posts foram em 2013 e ignorarmos os poucos posts de 2017. Teve tanta coisa, tipo covid, nesse tempo, mas em termos de corrida eu tava devagar a maior parte do tempo, embora acho que nunca parei de tudo.

Uma rápida recap das corridas nestes últimos anos. 

Em 2020 começou a pandemia, e se não me eu corri um pouco no verão de 2018 e 2019, e menos quando era mais frio. Só que em 2020, com o trabalho de casa, eu me achei muito parado e no vverão eu corri legal, mas parei quando esfriou. Não lembro detalhes... Mas no finalzinho de Fevereiro de 2021 eu coloquei como objetivo fazer um vídeo todo dia, para me forçar a sair de casa todo dia cedo. Estava frio ainda e eu comecei, com dias pulados em Março, mas em Abri/2021 eu realmente comecei a fazer vídeos todos os dias, no meio, ou final de uma corridinha, que ficava em média nos 5km mais ou menos. 

Em Janeiro de 2022 eu comprei um Garmin e em Abril de 2022 eu completei um ano fazendo vídeos todo dia e parei com os vídeos, comecei a treinar mais sério, seguindo um plano para meia maratona do Garmin, mas sem ter nenhuma meia maratona como objetivo. Quando acabou o treino da meia, eu corri uma meia maratona nas ruas, marcando a distância pelo Garmin e terminei com um tempo muito bom de 1h41m, que achei muito bom afinal não estava longe dos meus tempos no Brasil, há 15 anos, quando eu geralmente fazia abaixo de 1h40m, mas não muito abaixo. 

Então comecei outro treino do Garmin para 10 km. E foi até final de Novembro, correndo todo dia, mesmo quando o Garmin dizia que era dia de descanço. Em Dezembro fiquei parado pois fui par ao Brasil. Quando voltei em Janeiro estava fora de forma... mas eis que estamos em 2023 e eu comecei a correr a todo vapor para entrar em forma denovo. 

Em Fevereiro eu estava me sentindo bem, e comecei um treino do Garmin para meia maratona. Em Abril, na Páscoa, peguei Covid. Putz, tive que dar uma pausa no treino, e demorei para recuperar, e quando fui voltar aos treinos um mês depois do Covid, o Garmin não aceitou, tinha fechado o treino devido a pausa mutio longa.  Então por mais ou menos um mês eu corri 12km todos os dias, quabrando meu recorde de km em um mês, mas terminei o mês muito cansado. 

Em Junho resolvi começar um treino para meia maratone, dessa vez depois de me inscrever para a Meia Maratona de Toronto, que acontece junto com a Waterfront Marathon. Seria minha primeira meia maratona no Canadá! Seria, pois depois me inscrevi apra a meia de Montreal que vai ser em duas semanas, um mês antes da de Toronto. E não resisti, me inscrevi também para várias provas de 10km, de certa forma estragando um pouco os treinos. O ritmo nessas provas de 10km tem estado bem abaixo de 10 anos atrás! Mas enfim, tenho me divertido.

Enfim, é isso. Eu vou ver se relato as corridas desse ano pelo menos, devagar, nos próximos posts. E vou colocando aqui o que vai acontencendo. Estou no meio do treino para meia maratona de Toronto, mas indo em várias outras corridas. Estou de volta, e vamos ver se consigo manter o blog atualizado, escrevendo frequentemente!

Longo e volta ao bairro Avondale

 Outra Quinta-feira e outro bairro. Ontem o treino de 1h20m na planilha fez com que eu rumasse para um bairro não mutio grande e não muito l...